Programa aplicado pela Polícia Militar no 5º ano do ensino fundamental tem como objetivo combater as drogas em conjunto com a escola e com a família
O instrutor do Proerd, policial Macelani, fala sobre a finalidade do programa
A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Vicente Santoro”, de Valentim Gentil, reuniu, na última semana, os pais dos alunos do 5º ano para implantação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas).
O motivo da reunião foi orientar os pais quanto ao programa implantado, que é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, com objetivo de combater as drogas, em conjunto com a escola e, principalmente, com a família.
O policial militar Sidinei Macelani, um dos instrutores do Proerd no município, explicou que a finalidade do programa é trabalhar sobre as causas do uso de drogas licitas e ilícitas, orientando as crianças sobre os riscos decorrentes da dependência química e atuando na busca de soluções e medidas eficazes de combate e prevenção às drogas.
Para o vice-prefeito Alexandre Ramos, que representou a prefeita Rosa Caldeira no evento, o Proerd é um programa diferenciado, pois atua na família. “Com a escola, família, Polícia Militar e órgãos competentes atuando juntos teremos uma sociedade mais justa e digna”, destacou.
O Proerd conta com uma aula semanal de 50 minutos. Ao todo serão realizados 12 encontros, com 10 lições voltadas ao combate às drogas e à violência, e amor à família.
Além dos pais de alunos, estiveram presentes no evento, os vereadores Fabiano do Gustinho, Gilberto Martins, Gilvan Helder de Souza, Izaque Caldeira, Sérgio Ladeira e Zete Maranini, representantes da Polícia Militar de Valentim Gentil, entre outras autoridades.