O investigador de Polícia, Jairo Bertelli Gabaldi, durante palestra proferida na Câmara Municipal
Da Redação
O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes foi tema de palestra proferida nesta sexta-feira, 17 de maio, na Câmara Municipal de Valentim Gentil.
O palestrante foi o investigador de Polícia, Jairo Antonio Bertelli Francisco Gabaldi Pereira, da cidade de Votuporanga, que participou, em 2011, como um dos policiais escolhidos pela Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, de treinamento sobre o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes por meio da Internet, com as polícias dos Estados Unidos e de Portugal.
Na ocasião, o palestrante abordou assuntos como exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes, tráfico infantil, turismo sexual, pedofilia e os perigos da Internet, entre outros.
O investigador também frisou que a sociedade tem o dever de não se omitir e denunciar casos de abusos e violência contra crianças e adolescentes, ligando para: 100 (Disque-Denúncia Nacional); 190 (Polícia Militar); ou 197 (Polícia Civil). Os denunciantes também podem comunicar o Conselho Tutelar, cujos telefones em Valentim Gentil são: (17) 3485-1309 e 9195-5480.
Jairo falou ainda da importância da divulgação destas informações para toda a população, que, de modo geral, não possui ainda muito conhecimento sobre o tema.
Estiveram presentes na palestra, representantes de diversas áreas, como Educação, Saúde, Assistência Social, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Conselho Tutelar, e Conseg (Conselho Municipal de Segurança Pública).
Também compareceram os vereadores Zete Maranini, Gilberto Martins, Izaque Caldeira e Gilvan Helder de Souza, de Valentim Gentil; e Douglas Lisboa, de Votuporanga.
O evento foi promovido pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Valentim Gentil como parte da programação em alusão ao 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
18 de Maio
O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº 9.970 como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Essa data é emblemática em razão do crime que comoveu toda a Nação Brasileira, conhecido como “Crime Araceli”, em que uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada, após ter sido estuprada em Vitória – ES.