Autoridades civis e militares durante inauguração do núcleo de mediação do município
Da redação
A Polícia Militar inaugurou nesta quarta-feira o Núcleo de Mediação Comunitária, em Valentim Gentil. O objetivo do núcleo visa resolver pequenos conflitos de forma pacífica, evitando assim burocracias e demoras em processos.
Os Núcleos são pontos para atendimento do público em geral, nas Organizações Policiais Militares, nos casos em que houver a necessidade de mediação comunitária de conflitos.
Em Valentim Gentil irá funcionar inicialmente em uma sala localizada na Base Comunitária da Polícia Militar do município, sob mediação do Sargento Celso Rogério Baldan, que foi capacitado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública para atuar na função.
Durante a inauguração, o Capitão Edson Fávero, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, com sede em Votuporanga, destacou que o número de presos no sistema carcerário do estado é de 200 mil, havendo ainda cerca de 100 mil mandados de detenção a serem cumpridos, sendo que falta vagas nas cadeias.
Para Fávero, muitas prisões ocorrem por situações que se iniciam em pequenos conflitos e que podem ser resolvidas pacificamente com a mediação.
Presente no ato, o vice-prefeito Alexandre Ramos, representando a prefeita Rosa Caldeira, elogiou a iniciativa e o papel comunitário exercido pela Polícia Militar. O evento contou também com a participação de outras autoridades civis e militares e representantes de vários segmentos da sociedade.
Como funciona
Em toda ocorrência ou atendimento público em que se identifique a existência de um conflito passível de mediação (tais como injúria, calúnia, difamação, conflitos familiares e de vizinhança, etc.), as partes serão consultadas quanto ao interesse em promover a solução do conflito, em data oportuna, no núcleo de mediação.
Havendo o interesse de ambas as partes, será agendada sessão para mediação, onde as partes serão ouvidas e concitadas a buscarem uma resolução pacífica do conflito.