Cerca de 350 alunos dos 3º e 5º anos da EMEF “Vicente Santoro” participaram das provas, que avaliam a qualidade do ensino público no país
Cerca de 350 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Vicente Santoro”, de Valentim Gentil, participaram ontem (terça-feira), 19/11, da Prova Brasil, destinada aos 5º anos, e da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), direcionada aos 3º anos.
Segundo a direção e coordenação da escola, a perspectiva é de bons resultados nas avaliações. Para isso, os alunos foram preparados com antecedência, por meio de simulados com conteúdos similares ao da Prova Brasil e da Avaliação ANA. Os professores também passaram por treinamento e capacitação para aplicação das provas.
“O resultado das avaliações nos permite verificar se nossas metas educacionais estão sendo cumpridas e, se necessário, implementar novas técnicas para continuar aprimorando a qualidade de ensino, de modo a atingir plenamente os objetivos almejados”, afirma a diretora da EMEF “Vicente Santoro”, Maria Dalva Marques Campanhola.
A Prova Brasil é realizada a cada dois anos para avaliar o sistema público de ensino no país. Os dados coletados na prova são usados para calcular a nota da escola no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que pode variar de 0 a 10 pontos. Os indicadores de qualidade são utilizados como critério para distribuição de recursos técnicos e financeiros.
Já a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), aplicada pela primeira vez em Valentim Gentil, será realizada anualmente com o objetivo de avaliar a qualidade, a igualdade e a eficiência do ciclo de alfabetização das crianças, conforme previsto desde a implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.