Pesquisa qualitativa é realizada mensalmente e avalia o grau de satisfação de quem procura o Ambulatório que está sob gestão da Santa Casa de Fernandópolis
O atendimento e a infraestrutura do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Fernandópolis foi aprovado por 98,2% dos usuários que utilizaram os serviços prestados durante o mês de outubro. O indicador faz parte do Núcleo Técnico de Humanização, implantado pela Secretaria Estadual de Saúde. Os dados mostram que o Ambulatório, que está sob a gestão da Santa Casa de Fernandópolis, está entre os mais bem avaliados do Estado.
Todos os dias a pesquisa é feita pelos colaboradores do AME. Com formulários em mãos, pacientes e acompanhantes são abordados dentro da unidade e opinam sobre diversos setores, entre eles o atendimento médico, pela equipe de enfermagem, recepção, entre outros. No mês passado, o Ambulatório teve 100% de satisfação no item que apontou o atendimento prestado por outros profissionais fora da área médica.
“Desde que o AME foi inaugurado, em março de 2012, nunca tivemos índices negativos de satisfação. Isso é prova de que há um comprometimento da equipe que trabalha e que busca o melhor para o cliente todos os dias”, destacou a gerente do Ambulatório de Fernandópolis, Lucimeire Marques Domingues.
PESQUISA
Durante o mês de outubro, 128 pessoas que passaram pelo AME responderam aos questionamentos. Destas, 114 eram pacientes e 13 acompanhantes. A pesquisa avalia sete indicadores com a classificação que vai desde “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim”, “péssimo” e “não sabe ou não respondeu”, até mesmo notas que variam de 0 a 10.
“Não há necessidade de identificação de quem participa da pesquisa. Apenas constamos o sexo, cidade que reside e idade de quem respondeu. Esse questionário faz parte do contrato de gestão do AME e existem metas a serem cumpridas. Se não tivermos bons resultados, o Ambulatório é punido financeiramente”, contou a gerente da unidade.
A pesquisa qualitativa de outubro revelou que 102 atendidos classificaram como ótima a rapidez no atendimento das consultas. 103 pacientes também aprovaram a cordialidade e atenção recebida pelos médicos.
Alto grau de satisfação ainda com os serviços prestados pela equipe de enfermagem, que recebeu 100 classificações de “ótimo” e 14 de “bom”. A recepção também foi avaliada e recebeu 103 notas 10 pelo atendimento e 20 notas 9.
O questionário ainda avalia o tempo que o paciente demorou a chegar ao AME e qual foi seu meio de locomoção até a unidade. “Quanto mais informações tivermos sobre o público que estamos atendendo, um melhor serviço poderá ser oferecido”, destacou Lucimeire.
AVALIAÇÃO DE
OUTUBRO
ITEM
AVALIADO |
NOTA |
Espaço
físico |
97,7% |
Atendimento na
recepção |
97,6% |
Atendimento da
equipe médica |
97,8% |
Atendimento da
equipe de enfermagem |
98% |
Atendimento por
outros profissionais |
100% |
Atendimento do
ambulatório |
98,3% |
Nota geral do
ambulatório |
98,2% |
Grau de
satisfação do usuário |
98,2% |