Aulas de pintura em tela, arte em madeira, caixas artesanais, pintura em tecido, mosaico e patch apliquê acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Por meio das oficinas terapêuticas, a Unidade de Reabilitação Lucy Montoro de Fernandópolis oferece aos pacientes com deficiências físicas, sensoriais e intelectuais, a oportunidade de conviver socialmente com outras pessoas e desenvolver suas habilidades e capacidades.
As oficinas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na unidade. Estas não são exclusivas às pessoas em reabilitação no Lucy e, sim, a todos que possuem algum tipo de deficiência. É necessário que o paciente tenha 14 anos ou mais.
Não há custo para frequentar nenhuma das oficinas oferecidas - pintura e desenho, arte em madeira, caixas artesanais, pintura em tecido, mosaico e patch apliquê. Os interessados devem procurar a Unidade de Reabilitação Lucy Montoro, localizada na avenida Milton Terra Verdi, 451 - ao lado do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), ou agendar pelo telefone (17) 3463-8100 uma avaliação.
Segundo a terapeuta ocupacional Vanessa Spera, as avaliações para inserção nas oficinas acontecem todas às sextas-feiras no período da tarde e é realizada pelos serviços de Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
SUPERANDO BARREIRAS
Causta Regina da Silva Ferrari, Everton Luis Balestrin e Patric Grigatti dos Santos são provas de que participar das oficinas terapêuticas ajuda a melhorar a autoestima e a socialização. “Além de eu estar aprendendo,u gosto da oficina porque é um momento de distrair a cabeça”, disse ela.
Patric afirmou que aprendeu a superar várias limitações e que sente prazer em fazer pinturas em madeira. “Esse é o momento que eu aproveito para esquecer as dificuldades.”
Everton também não se intimida ao participar das oficinas no Lucy Montoro de Fernandópolis. “É bom aprender coisas novas e a estar perto de outros amigos.”
A técnica em oficina terapêutica Miriam Ferreira conta que muitos pacientes começam as aulas inseguros, curiosos e até com medo. “Mas depois eles se soltam, interagem e isso é gratificante porque vejo a evolução física, social e psíquica”, contou.
O Lucy Montoro de Fernandópolis ainda conta com uma oficina de Inclusão Digital, também destinada a pacientes da Unidade ou pessoas com algum tipo de deficiência, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Paralelo ao trabalho de socialização, as oficinas ainda têm como objetivo a aprendizagem de novas técnicas, bem como desenvolver suas relações interpessoais.
FEIRA
Todo o material usado durante as oficinas é fornecido gratuitamente pela Unidade. Cada paciente tem direito de levar para casa uma peça produzida durante as aulas e o restante do material confeccionado é vendido a preços simbólicos.
O material produzido neste semestre será vendido em uma feira no Shopping Center Fernandópolis, nos dias 6 e 7 de dezembro, das 16h às 22h, e no dia 7 das 10h às 22h.
O dinheiro arrecadado será revertido para a Santa Casa de Fernandópolis, que é gestora da Unidade de Reabilitação Lucy Montoro de Fernandópolis.
SERVIÇO:
Unidade de Reabilitação Lucy Montoro
Avenida Milton Terra Verdi, 451 – Jardim América
Fernandópolis
Telefone: (17) 3463-8100