Ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde do município atende a cerca de 50 crianças e adolescentes, no contraturno escolar
A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Valentim Gentil, por meio do Programa Academia da Saúde, do Governo Federal, oferece aulas gratuitas de judô para os alunos do Projeto Renascer, desenvolvido no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do município.
As aulas, ministradas pelo professor Marcelo, tiveram início nesta semana e são realizadas todas as terças e quintas-feiras, das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 15h30, na sala da Academia da Saúde da unidade do programa ESF (Estratégia Saúde da Família) “Dr. Ruy Pedroso”, localizada no Jardim dos Ypês. Ao todo, cerca de 50 crianças e adolescentes participam da atividade, no contraturno escolar.
Segundo a secretária de Saúde de Valentim Gentil, Daniele Polles Domingues, o objetivo da ação é promover a saúde preventiva, a qualidade de vida e a prática esportiva, além de se tratar de um projeto socioeducativo, que exerce influência positiva sobre a vida das crianças e adolescentes.
“Agradecemos a prefeita Rosa Caldeira e ao Ministério da Saúde, que foram nossos parceiros na implantação deste projeto inédito em Valentim Gentil, onde muitos jovens estão tendo a oportunidade de participar sem as famílias terem que pagar por isso”, destaca a secretária.
Dentre os inúmeros benefícios proporcionados pelas aulas de judô estão: ganho de força, agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação, flexibilidade, disciplina e concentração.
Projeto Renascer
Além do judô, os alunos do Projeto Renascer participam também, no período após a escola, de aulas de informática, capoeira, violão, dentre outras atividades educacionais, culturais, recreativas e esportivas, cujo objetivo é mantê-los afastados das ruas e da ociosidade, garantindo a permanência em um ambiente escolar.