Animais estavam em cima da mãe, encontrada morta por moradores.
Protetores cuidam dos filhotes dando mamadeiras de leite comum.
Três filhotes de uma gambá foram encontrados abandonados em frente a uma escola de São José do Rio Preto (SP). Um morador do bairro passou pelo local e fotografou a cena. As imagens dos filhotes se espalharam pelas redes sociais nesta semana e fez com que protetores de animais fossem ao local resgatá-los.
De acordo com um dos protetores, Kelsen Arioli, de 36 anos, os filhotes estavam em cima da mãe, encontrada morta. Arioli diz que os bichinhos estão sendo alimentados a cada meia hora com mamadeiras de leite comum. "Eles estavam bem fraquinhos quando chegaram, mas estão se recuperando bem."
O protetor até deu nome para os filhotes: Claudinha, Aninha e Fabinho, os mesmos nomes dos outros protetores que o ajudaram a resgatar os filhotes. Como Arioli mora em uma chácara, na Vila Azul, em Rio Preto, disse que assim que os animais estiverem maiores e prontos para serem inseridos na natureza, ele irá soltá-los na propriedade.
Segundo as informações da Policia Ambiental, esse tipo de ocorrência é comum e tem acontecido diariamente com gambás na região. Segundo os policiais, nessa época do ano, por causa do forte calor, esses animais, que vivem em tocas e bueiros, saem em busca de água e alimentos.
A Polícia Ambiental diz que como a maioria da população não tem informações corretas sobre essa espécie, muitos agridem e até matam estes animais. Os policiais alertam que gambás são animais silvestres e devem ser preservados. Maltratar gambás pode dar multa de até R$ 3 mil por animal e em caso de morte do animal o valor da multa dobra.
Caso alguém encontre um animal desses dentro de casa ou em comércios da região, a orientação é ligar para a Polícia Ambiental ou para o Corpo de Bombeiros (193), que têm autorização para resgatar e dar destino adequado aos animais.