Pelo menos dez cães foram encontrados mortos em Cosmorama (SP) em um período de uma semana, no Jardim Fernando, perto de uma área de lazer. A polícia suspeita que os animais tenham comido carne envenenada, porque foram encontrados pedaços com um líquido branco perto de onde estavam os cães. Os registros foram feitos entre a quarta-feira (11) e ontem.
Segundo uma das diretoras da Associação Protetora dos Animais da cidade, Célia Maria Lopes de Barros, o primeiro cachorro apareceu morto na semana passada. “A dona desse cachorro comentou comigo, mas não imaginávamos. Ela fez o enterro do cãozinho e pensávamos que seria só isso, que fosse apenas este cachorro”, afirma.
No mesmo local, no entanto, na segunda-feira (16) à noite, outros três cachorros apareceram mortos, assim como na manhã de terça-feira (17) outros cinco cães morreram nas mesmas circunstâncias e nesta quarta-feira (18) mais um cachorro foi encontrado sem vida, segundo Célia.
A protetora explica que as casas perto dessa área de lazer não têm muro e os cachorros são criados soltos. “Eram animais saudáveis e bem tratados, tinham donos. Me disseram que também havia uma coruja e dois gatos mortos perto dos cães. Acredito que também tenham beliscado pedaços da carne. Uma maldade o que fizeram com estes animais”, afirma.
Ela diz que só neste ano mais de 100 cães e gatos já teriam morrido depois de comer carne com veneno na cidade. O pedreiro José Marques de Assis, de 57 anos, perdeu duas cachorrinhas: Guita e Neguinha, duas vira-latas, de 5 e 7 anos. Uma outra vira-lata, a Lica, escapou porque não come carne crua. “Estou muito triste. Eram minhas companheiras de caminhada”, afirma.
De acordo com a Polícia Militar, é muito difícil chegar ao culpado, porque os crimes são cometidos à noite e os animais só aparecem mortos pela manhã, às vezes, distantes de onde podem ter comido a carne envenenada. Um boletim de ocorrência de maus-tratos foi registrado e um pedaço de carne foi enviado para perícia. A Polícia Civil investigará o caso.