Uma menina, de 2 anos, está internada na Santa Casa de Barretos depois de ter sido picada por um escorpião amarelo, por volta das 21h de sábado (14), no Jardim Santa Fé, em Olímpia. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Olímpia, a menina mora em Guaraci(SP), mas quando foi picada estava com os pais na casa de familiares.
Ela foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), medicada com soro antiescorpiônico e encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Barretos, onde permanece internada.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Olímpia informa que a Vigilância Epidemiológica vai intensificar o trabalho de varredura para limpeza de mato e entulhos em todos os bairros da cidade. Além disso, vai realizar um trabalho de conscientização sobre os perigos do escorpião para a população.
Vários casos
Moradores de várias cidades da região noroeste paulista estão preocupados com o aparecimento de escorpiões, principalmente depois da morte de um menino de 4 anos, que foi picado por um escorpião em Ibirá.
Em média seis pessoas são atacadas na região noroeste paulista todos os dias. Foram mais de 1,6 mil casos neste ano e duas crianças morreram. “Crianças menores de 12 anos e quanto menor, mais grave costuma ser o acidente, precisa ser visto rapidamente. Porque se começar apresentar sinais de alerta, que são vômitos, suar muito, sonolência, agitação, então esses casos precisam ser encaminahdos para onde ter o soro”, afirma Carlos Alberto Caldeira Mendes, coordenador do Centro Toxicológico do Hospital de Base de São José do Rio Preto.