De acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), a doença, que é parecida com a dengue, pode ter sido uma das causas dos casos de microcefalia registrados em estados do nordeste. Os principais sintomas da doença são febre alta, feridas pela pele, muita coceira e dor muscular.
Segundo a Secretaria de Saúde de Rio Preto, a mulher foi infectada pelo vírus em maio, não estava grávida e já se recuperou. A Secretaria de Saúde informa que tem seguido todas as orientações do Ministério da Saúde e trabalha no combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypt, o mesmo que transmite a dengue e a febre chikungunya. Não foi registrado nenhum caso de microcefalia em Rio Preto. A Secretaria de Saúde de Rio Preto não informou o nome da mulher infectada.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que, no início deste ano, foram confirmados dois casos de Zika no Estado de São Paulo, porém, os pacientes já foram curados e o vírus não circula dentro do Estado. Além de Rio Preto, uma outra pessoa em Sumaré (SP) também teve a doença.