Vítima precisou ser transferida para Hospital Beneficência Portuguesa.
Ela era moradora de Zacarias (SP); esta é a 12ª morte no ano.
Uma mulher de 58 anos morreu nesta segunda-feira (14) no Hospital Beneficência Portuguesa em São José do Rio Preto (SP), com o vírus da gripe H1N1. De acordo com o hospital, a paciente ficou internada oito dias com tosse e falta de ar, mas a gripe evoluiu para insuficiência respiratória.
A mulher que morava em um sítio de Zacarias (SP), na região de Araçatuba (SP), procurou atendimento médico em uma Unidade de Saúde da cidade com os sintomas da doença. Como o estado de saúde foi considerado delicado pelos médicos, ela foi transferida para Rio Preto, onde morreu nesta segunda-feira.
Segundo o médico que cuidou da vítima, o exame deu positivo para H1N1. De acordo com a prefeitura de Zacarias foi a primeira morte pela doença na cidade. A Secretaria de Saúde vai acompanhar a família da vítima para ver se alguém mais tem os sintomas. A prefeitura também disse que vai reforçar a orientação sobre os cuidados com a doença para os moradores. Esta foi a 12ª morte provocada pelo vírus H1N1 no noroeste paulista.
A região de Catanduva (SP) continua com o maior número de casos notificados. Ao todo são 131 notificações e a preocupação dos moradores é grande. A recomendação dos médicos é que nos primeiros sintomas de gripe, a população procure uma unidade de saúde do município.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que deve antecipar a campanha de vacinação contra a gripe, mas não deu uma data específica. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação da gripe deste ano começa no dia 30 de abril e segue até o dia 20 de maio em todo o território brasileiro.
Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba