A criança é filho de uma jovem, moradora de Guararapes (SP). O bebê está internado na UTI da Santa Casa, onde o estado de saúde dele é estável. O menino nasceu na última quarta-feira (2), algumas semanas antes do previsto, já que a mãe estava grávida de 37 semanas.
Segundo o Ministério da Saúde, bebês que nascem com a circunferência da cabeça menor que 32 centímetros já entram para a estatística da microcefalia. Esse menino de Guararapes nasceu com 27 centímetros de circunferência craniana.
A mãe fez todo o pré-natal e a Vigilância Sanitária de Guararapes também informou que entrou em contato com o médico que cuidou da gestação dessa mãe e ele informou que no quinto mês de gestação, durante um ultrassom, foi detectado que a criança nasceria com a síndrome de Dandy Walker.
Essa síndrome rara consiste em uma má formação cerebral congênita e que pode também ser a causa da microcefalia desse bebê. As causas da microcefalia estão sendo investigadas. As autoridades de saúde vão analisar se a mãe viajou para algum lugar onde há surto do vírus da zika e se ela apresentou algum sintoma da doença durante a gravidez. Será feito também um bloqueio no bairro onde a mulher mora.
Outros casos de microcefalia também aconteceram no noroeste paulista. Em São José do Rio Preto (SP), cinco crianças nasceram com a microcefalia e todos deram negativo para o vírus da zika. Em Olímpia (SP), um caso também foi registrado, mas o resultado ainda não saiu.
Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba