Criminosos furtam os cabos para vender os fios de cobre, diz delegado; furtos aumentaram cinco vezes mais que no mesmo período ano passado
Moradores de Araçatuba (SP) têm ficado sem usar telefones fixos com frequência devido aos furtos de cabos da rede de telefonia da cidade. Um crime que tem aumentado e preocupa a população da cidade. A empresa responsável pela telefonia da cidade, Telefônica, informa que nos quatro primeiros meses deste ano foram furtados mais de dois quilômetros de cabos em Araçatuba, cinco vezes mais do que no mesmo período do ano passado.
De acordo com o delegado Getúlio Nardo, os ladrões levam os fios para retirar o cobre e vender. Situação cada vez mais comum em Araçatuba. "Os criminosos sobem nos postes sem a ajuda de escada. Cortam os fios de um poste e em seguida sobem em outro. Além do risco que a pessoa corre também está cometendo o crime de furto", diz o delegado.
O caso mais recente aconteceu em uma rua do Distrito Industrial. Segundo o boletim de ocorrência, os ladrões levaram aproximadamente 750 metros de fio e parte do material deixaram pelo caminho. A auxiliar administrativa Jéssica Garcia conta que há alguns dias a empresa onde ela trabalha, também no Distrito Industrial, ficou três dias sem a linha de telefone. Segundo ela, essa não é a primeira vez que o problema acontece. Ela afirma que apenas neste ano já foram pelo menos três vezes devido ao furto dos cabos de telefonia.
O empresário Luís Eduardo dos Santos foi uma das vítimas. A empresa dele ficou uma semana sem telefone. "Nossos funcionários chegaram para trabalhar e fui informado que o cabo tinha sido cortado. Subimos para ver o que tinha acontecido com a fiação e os cabos foram cortados de uma ponta à outra", diz o empresário.
Segundo o empresário, a falta de infraestrutura no Distrito Industrial facilita a ação dos criminosos, já que no local a iluminação é precária, o que favorece esse tipo de crime. "Não temos iluminação pública nas ruas e os criminosos aproveitam para furtar os cabos", diz.
A Telefônica diz que faz os reparos na rede o mais rápido possível e toma medidas de segurança para evitar a ação dos ladrões. Sobre a falta de iluminação na rua, a prefeitura disse que os pedidos de instalação podem ser feitos ao município, que serão avaliados pela Secretaria de Planejamento Urbano, e à Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).
Fonte: G1 Rio Preto e Araçatuba