O caso está sob investigação da Vigilância Epidemiológica, porém tudo indica que não teve relação com o Zika vírus
A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que a gestante D.H.T., 26 anos, que foi notificada com Zika vírus em 14 de abril, perdeu o bebê no último sábado, 28 de maio. Os exames do bebê não apresentaram alterações, mesmo assim, o município faz toda avaliação necessária para confirmar se a morte não tem relação com o vírus.
Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente D.H.T. estava no 3º trimestre de gestação quando teve a doença; o resultado do exame que apontou o Zika vírus saiu no dia 11 de maio.
A gestante foi acompanhada pela Atenção Básica e pelo CADIP (Centro de Atendimento às Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias), não apresentando nenhuma alteração nos exames do bebê, porém apresentou complicações da gravidez com diagnóstico de Doença Hipertensiva específica da gestação e, no dia 23 de maio, foi internada na Santa Casa de Fernandópolis, onde se manteve até o dia 28 de maio, quando foi verificado óbito fetal.
O caso está sob investigação da Vigilância Epidemiológica, porém tudo indica que não teve relação com o Zika vírus, visto que o bebê não apresentava má-formação e a data de infecção pelo vírus estava fora do período de maior risco. Foram coletados exames laboratoriais e o corpo do bebê foi enviado para o SVO (Serviço de Verificação de Óbito) de São José do Rio Preto para melhor análise, porém o resultado pode demorar alguns meses.