O prefeito de Parisi reforçou que os setores de saúde e educação foram em 2021 e continuarão sendo em 2022 as suas prioridades
Oclair Bento, prefeito de Parisi, esteve na Cidade FM para um balanço de seu primeiro ano de gestão e apresentar planos para 2022 (Foto: A Cidade)
Da redação
Dando continuidade à série de entrevistas com os prefeitos da região, que tem como objetivo trazer um balanço do primeiro ano de gestão e as perspectivas para 2022, na terça-feira (21), Oclair Bento (PSDB), responsável pela Prefeitura de Parisi, esteve nos estúdios da
Cidade FM. Com a participação dos ouvintes, o prefeito da cidade vizinha reforçou que os setores de saúde e educação foram em 2021 e continuarão sendo em 2022 as suas prioridades.
A afirmação de Oclair se contextualiza com os números apresentados. No começo do ano, o município chegou a ser considerado o líder em taxa de mortes no país, muito por conta da defasagem do censo do IBGE, mesmo assim, é claro, o ranking assustou os moradores e levou a Prefeitura a adotar medidas mais severas para conter o avanço da doença.
“Nós tínhamos quase que um guarda na frente da casa de cada infectado, para evitar que essa pessoa saísse de casa e também para ajudar ela nas tarefas, como ir ao mercado ou coisa assim. O resultado foi imediato e nós chegamos a ficar mais de 100 dias sem registrar nenhum caso e não temos mortes pela doença há mais de seis meses”, relembrou o prefeito.
A atenção à saúde na cidade vizinha não se resume, porém, ao atendimento na pandemia. O ranking do programa Previne Brasil, do Governo Federal, que mede os indicadores relativos ao serviço da Atenção Básica de Saúde e indica que, dos 645 municípios de São Paulo, Parisi é o 17ª melhor colocada. Com uma boa colocação em todos os indicadores, a cidade vizinha deve receber mais recursos para o setor de saúde.
Contas em dia
Além da atuação firme nos setores de saúde e educação, Oclair ressaltou que hoje as contas da Prefeitura estão em dia e que o funcionalismo público está recebendo antes do término do mês. Quando assumiu, em janeiro, situação era diferente. Segundo ele, o município tinha um déficit com fornecedores e com a folha salarial de dezembro em aberto.
“De uma maneira ou de outra foram problemas que nós conseguimos resolver. Este ano nós podemos agradecer o Governo do Estado que manteve os repasses constantes, tudo dentro da lei e hoje a Prefeitura vai pagar os funcionários antes do dia 30 de dezembro, ou seja, todo mundo vai passar o ano com salário em dia em Parisi”, disse o prefeito.
Já em relação à organização, Oclair Bento destacou a contratação de funcionários pelo programa “Frente de Trabalho” que, além de oferecer uma oportunidade de emprego a famílias que estavam desempregadas em razão da pandemia, também está ajudando a manter a cidade em melhores condições.
Desafios e conquistas
Para 2022 o prefeito de Parisi quer colocar em prática diversas ações e tirar do papel algumas conquistas, como a substituição de toda a iluminação pública da cidade por lâmpadas de led, que são mais econômicas, duradouras e têm maior potência, além da construção de uma usina de energia solar, por meio de um financiamento com o Desenvolve SP, que irá diminuir os gastos com energia pela Prefeitura e consequentemente sobrando mais recursos para investimentos na cidade.
“Nós também vamos fazer seis quilômetros de Melhor Caminho, que foi liberado através da Secretaria da Agricultura, para melhoria das nossas estradas rurais. O CCI, nós vamos reformar com R$ 400 mil do deputado federal Roberto Alves (Republicanos), já no começo do ano, vamos iniciar a reforma do posto de saúde, também com outra emenda do Roberto Alves, a Cozinha Piloto, com recursos do deputado federal Fausto Pinato, o Poço Profundo, que eu prometi na campanha, sai no ano que vem, tem patrulha agrícola e muitas outras conquistas”, afirmou.
Além dos deputados mencionados, Oclair destacou à parceria com os deputados federais General Peternelli (PSL) e Geninho Zuliani (DEM), com o secretário de Agricultura, Itamar Borges e o apoio incondicional do presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB).
“Com o Carlão é que a gente tem o maior apoio, que é meu amigo e tem nos ajudado muito, com a liberação de pista de caminhada, os recursos para trocar a iluminação da cidade, mais R$ 500 mil para fazer uma avenida na entrada, e muitas outras coisas que ele está liberando para gente”, finalizou.