A celebração, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Moacir Aparecido de Freitas, ocorrerá na Igreja Matriz da cidade vizinha
Desde março de 2018 a comunidade católica é administrada pelo padre Michel Henrique Candeu, a ação permitirá atender melhor os fiéis (Foto: Reprodução)
Lara Matozo
Estagiária sob supervisão
lara@acidadevotuporanga.com.br
A Capela Nossa Senhora Aparecida, no município de Parisi, será elevada hoje a 31ª paróquia da Diocese de Votuporanga. A celebração, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Moacir Aparecido de Freitas, ocorrerá na Igreja Matriz da cidade vizinha, a partir das 19h30.
A cerimônia também será marcada pela criação da Região Pastoral Santo Expedido, composta pela Capela Santo Expedito, localizada no Parque das Colinas e atualmente pertencente a Paróquia Santa Joana Princesa e pela Capela Santo Antônio, no Parque das Nações. Essa nova Pastoral ficará sob responsabilidade do padre Michel Candeu.
A ação, segundo a Diocese, permitirá com que o pároco tenha autonomia de jurisdição e consiga atender melhor a população e demandas da comunidade, além de facilitar a realização dos trabalhos voluntários das pastorais.
A presença da igreja católica em Parisi data da fundação do povoado com a instalação e benção do cruzeiro. Anos mais tarde, as Capelas de Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida foram construídas e isto motivou o aumento populacional e de fiéis no município, pois com o desenvolvimento das entidades, ocorreu povoamento próximo às igrejas.
A comunidade católica do município esteve inicialmente sob administração dos Frades Capuchinhos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Votuporanga. Já na década de 1970, após a criação da Paróquia Santa Luzia, também de Votuporanga, o padre Silvio Roberto Santos assumiu a Capela de Parisi.
No ano de 1989, o templo passou a fazer parte da Paróquia Santa Joana Princesa, sendo administrada pelos padres José Américo Alves e Joaquim Tadeu Ferraz Andrade. Mas desde março de 2018 a comunidade católica é administrada pelo padre Michel Henrique Candeu.