Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2022/05/casos-de-sarampo-na-regiao-ligam-sinal-de-alerta-procura-pela-vacina-tem-baixa-adesao-na-cidade-n73064 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Região
Casos de Sarampo na região ligam sinal de alerta; procura pela vacina tem baixa adesão na cidade
Sem registrar casos de Sarampo desde 2020, Votuporanga vacinou apenas 26% do público alvo contra a doença até o momento
A Secretaria Municipal da Saúde segue com a vacinação de crianças contra o Sarampo em todas as unidades de saúde (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
A confirmação de casos de Sarampo em Bady Bassitt, nesta semana, ligou o sinal de alerta no sistema de saúde regional. A principal preocupação é porque a cobertura vacinal está bem abaixo do que é recomendado.
Em Votuporanga, por exemplo, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde, apenas 26% do público alvo (crianças com seis meses a cinco anos) foi imunizado, quando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.
Até o momento, o município imunizou 1.219 crianças. Segundo orientações do Governo do Estado, a vacinação das crianças contra o Sarampo será de forma indiscriminada, ou seja, todas as crianças desta faixa etária devem receber uma dose da vacina.
A baixa adesão à vacina pode estar associada ao fato do município não registrar nenhum caso da doença desde 2020, quando duas crianças testaram positivo para doença. A aparente calmaria, no entanto, não deve afastar a população do imunizante, principalmente porque em 2019 a cidade enfrentou um pequeno surto, quando 58 casos foram notificados e 25 foram confirmados.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus transmitido por vias aéreas. Ele pode deixar sequelas por toda a vida ou até levar à morte. Conforme a Secretaria da Saúde, não houve o registro de mortes pela doença no município nos últimos dez anos.
Vacinação De olho nesse cenário a Secretaria da Saúde segue com a campanha de vacinação contra o Sarampo voltada para trabalhadores da Saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2022/05/casos-de-sarampo-na-regiao-ligam-sinal-de-alerta-procura-pela-vacina-tem-baixa-adesao-na-cidade-n73064
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco