Região
Escolas de Pontes Gestal recebem projetos culturais apoiados por empresa multinacional
A BP Bunge Bioenergia liberou um aporte de R$ 2,4 mi para a Lei de Incentivo à Cultura para projetos de escolas públicas em todo o Brasil,
publicado em 22/06/2023
A multinacional está vinculada a projetos da Lei de Incentivo à Cultura, ao Esporte e aos Fundos da Criança e Adolescentes (Foto: Thin Projeto/Assessoria)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
As escolas municipais de Pontes Gestal estão recebendo projetos culturais oriundos da Lei de Incentivo à Cultura, ao Esporte e aos Fundos da Criança e Adolescentes apoiados pela empresa multinacional BP Bunge Bioenergia, que liberou aporte de R$ 2,4 mi para a realização das ações.
Ainda na região Noroeste Paulista, o município de Ouroeste também foi um dos contemplados. Recebem os projetos as cidades de Edéia e Itumbiara (GO), Ponta Porã (MS), Santa Juliana, Frutal, Itapagipe e Ituiutaba (MG), Orindiúva e São Paulo (SP) e Pedro Afonso (TO).
Com o foco em crianças e adolescentes, as iniciativas trazem espetáculos, palestras, bate-papos, com recursos lúdicos e educativos para trazer reflexões entre os jovens. No público infantil acontece o “Cine Boa Praça”, com exibição gratuita de filmes, e as peças teatrais “O Reino Sustentável de Oz”, “Guardiões da Floresta”, “TransformAção” e “A vida de Ben”.
Já para os adolescentes há projetos como “Cultura videomaker – Produção de vídeos com celulares”, que aborda conteúdos técnicos de roteirização, plano de filmagem, captura e edição de imagens e sons, montagem e finalização.
Também nesse sentido, o Programa de Aprendizagem II oferece oficinas para o desenvolvimento de habilidades gerais ao mercado de trabalho, competências socioemocionais, educação financeira, atendimento ao cliente, plano de vida, entre outros temas.
Já o projeto “Fazendo arte: Inclusão para todos” é voltado à inclusão de pessoas com e sem deficiência, em vulnerabilidade social, por meio de oficinas de artes plásticas, gravuras e estamparias, atividades que auxiliam os participantes a desenvolverem seus aspectos cognitivos, motores, criativos e sociais.
“A cultura desempenha um papel vital na educação e no desenvolvimento das pessoas. Assim, os projetos apoiados pela BP Bunge Bioenergia, por meio dos instrumentos legais de incentivo fiscal, buscam enriquecer a formação de crianças e jovens de diversas comunidades, fomentando a criatividade, o pensamento crítico e o acesso a diversas formas de expressão artística”, destacou Mara Pinheiro, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2023/06/escolas-de-pontes-gestal-recebem-projetos-culturais-apoiados-por-empresa-multinacional-n76110