Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2024/02/prefeitura-de-rio-preto-fara-o-censo-da-populacao-em-situacao-de-rua-n79038 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Região
Prefeitura de Rio Preto fará o Censo da população em situação de rua
Esta iniciativa pioneira tem como objetivo mapear e compreender a realidade das pessoas que vivem em situação de rua no município
A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), em conjunto com as instituições de ensino Unilago e Unip, e com o apoio do Poder Judiciário, anuncia a realização do Censo da Pessoa em Situação de Rua. Esta iniciativa pioneira tem como objetivo mapear e compreender a realidade das pessoas que vivem em situação de rua no município.
O censo será conduzido de forma colaborativa, envolvendo diversos setores da sociedade rio-pretense. Estudantes do curso de psicologia das universidades parceiras integrarão as equipes de entrevistadores, realizando abordagens nas ruas, no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e nos acolhimentos institucionais. As informações serão registradas em uma plataforma digital desenvolvida especialmente para este fim.
Atualmente, o monitoramento da população em situação de rua é realizado quadrimestralmente pela Semas. Esta será a primeira vez que o município realizará o Censo da Pessoa em Situação de Rua, o que representa um avanço significativo no entendimento e na abordagem desse público.
Para a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, os dados coletados serão fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de atendimento individualizado, adaptadas às necessidades específicas de cada perfil identificado. "É uma iniciativa inovadora para o município. Essas informações serão essenciais para subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para a promoção e oferta de serviços direcionados à população em situação de rua", afirma a secretária.
O Censo será realizado em etapas, começando pela capacitação das equipes que farão as abordagens entre os dias 1 e 6 de março. Em seguida, a aplicação do formulário está prevista para os dias 11 a 15 de março.
Os dados serão analisados e compilados pelas equipes técnicas dos Departamentos de Vigilância Socioassistencial e Proteção Social Especial da Semas, e o resultado final estará disponível ao público em uma plataforma digital divulgada pela Prefeitura de São José do Rio Preto.
A plataforma do Censo foi desenvolvida com apoio da Secretaria de Obras, gestora da parceria com a
empresa Imagem - Esri Official Distributor, que fornece licenças da Arcgis, software de geoprocessamento.
A plataforma permitirá a filtragem dos dados por faixa etária, raça, etnia, gênero, entre outros aspectos, além de oferecer informações sobre as causas da situação de rua e os principais desafios enfrentados por cada entrevistado.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2024/02/prefeitura-de-rio-preto-fara-o-censo-da-populacao-em-situacao-de-rua-n79038
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco