Região
Detran-SP autua 26 motoristas durante Operação Direção Segura Integrada em Catanduva
A fiscalização, que ocorreu no cruzamento das avenidas Theodoro Rosa Filho e Comendador Antônio Stocco, teve como objetivo reduzir e prevenir acidentes causados pelo consumo de álcool combinado com direção
publicado em 20/06/2024
A Operação Direção Segura Integrada realizada pelo Detran-SP, contou com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica (Foto: Divulgação)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
A Operação Direção Segura Integrada realizada pelo Detran-SP, com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, autuou 26 motoristas em Catanduva. A fiscalização, que ocorreu no cruzamento das avenidas Theodoro Rosa Filho e Comendador Antônio Stocco, teve como objetivo reduzir e prevenir acidentes causados pelo consumo de álcool combinado com direção.
Durante a operação, 509 veículos foram abordados. Entre os motoristas, 24 se recusaram a fazer o teste do bafômetro e dois foram autuados por dirigir sob a influência de álcool.
Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir sob efeito de álcool ou recusar o teste do etilômetro são infrações gravíssimas, conforme os artigos 165 e 165-A. Em ambos os casos, a multa é de R$ 2.934,70, e o motorista enfrenta um processo de suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência em um período de 12 meses, a multa dobra para R$ 5.869,40 e a CNH pode ser cassada.
Nos casos de embriaguez ao volante, quando o teste do etilômetro aponta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, configura-se crime de trânsito. Se condenado, o motorista enfrenta de seis meses a três anos de prisão, além da multa e suspensão da CNH, conforme a Lei Seca.
Fiscalizações no Estado
Na última semana, a ODSI também foi realizada em outras 11 cidades do estado: Barretos, Botucatu, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Diadema, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, São Carlos, São Paulo (Zona Oeste), São Roque e São Vicente. No total, 7.807 veículos foram fiscalizados, resultando em 252 autuações por alcoolemia, sendo 237 recusas ao teste do bafômetro, dez por direção sob influência de álcool e cinco por crime de trânsito.
Em maio de 2024, o Detran-SP fiscalizou 53.389 veículos durante 68 operações em 60 cidades, um aumento de 70% em relação a maio de 2023. As operações resultaram em 1.435 autuações por alcoolemia, incluindo 1.354 recusas ao teste do bafômetro, 71 por direção sob influência de álcool e dez por crime de trânsito.
O Detran-SP trabalha para prevenir acidentes e preservar vidas, promovendo um trânsito mais seguro e harmonioso. O órgão está comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência. Com a implementação da transformação digital, o Detran-SP facilita o acesso aos serviços públicos, com 93% dos atendimentos realizados de forma digital.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/regiao/2024/06/detran-sp-autua-26-motoristas-durante-operacao-direcao-segura-integrada-em-catanduva-n80711