O jornal está chegando aos leitores no dia de páscoa. Que bom! Aproveite para reunir a família, os amigos ou quem esteja perto de você, e faça uma prece para que haja paz e tranquilidade no planeta e que a humanidade possa sempre ter fé e tolerância, para que todos vivam com alegria.
Mas, já estamos no mês de abril, e não fosse a disputa pelo poder da Prefeitura de São Paulo não estaríamos vendo noticias mais aprofundadas sobre as eleições municipais, que se aproximam. Parece até que existe uma apatia geral em torno desta questão. Em outras épocas a adrenalina já estaria alterada em todos os lugares. A impressão que se tem é que muitos estão esperando pela decisão de outros e que a maioria não esta muito preocupada com o que vai acontecer. Sem duvida, muito disso é culpa da Ditadura Partidária que impera no pais, pois, os dirigentes municipais não conseguem “falar grosso” porque podem ser desautorizados pelos “chefões de São Paulo e de Brasília ”. Com isso as definições somente deverão aparecer, em sua maioria, por época das convenções em junho. A partir daí o povo vai ter de escolher o que lhe for apresentado, ou seja, em muitos casos vai ter de comprar produtos que não queria.
E, tem mais, mesmo conversando bastante sobre o assunto em vários lugares, percebe-se claramente que não existe uma alegria franca sobre determinadas situações. Muitas candidaturas estarão sendo apresentadas num quadro amortecido pela apatia. Esperemos para ver o inicio das campanhas e torcer para que esta situação se transforme em participação popular.
Enquanto isso aqui em Votuporanga, mais morna que nunca na política, e sem ufanismos, estamos assistindo o inicio da duplicação de um trecho da Rodovia Péricles Beline. Muito bom que isto aconteça, pois, o entorno da cidade está ficando muito movimentado e a própria expansão da área urbana exige melhores condições para a movimentação de veículos e transporte de pessoas. À exemplo da Rodovia Euclides da Cunha cujo maior trabalho pela sua duplicação partiu de muitos nossa cidade e que, hoje, está favorecendo toda a região, não podemos deixar nunca de lembrar quem foram os responsáveis e lutadores para essas conquistas. Se os governos existem e dentro deles pessoas ocupam cargos importantes, sem duvida, se essas nos ajudam sempre precisarão ser lembradas. O Senador Aloysio Nunes foi um grande parceiro e, também, o então Deputado Estadual Rodrigo Garcia. Rodrigo esteve em Votuporanga acompanhando os técnicos que vieram para a audiência pública e depois seu trabalho foi de grande valia para que a duplicação do trecho urbano da Péricles acontecesse.
Ao completar este ano seus 75 anos a cidade precisa lembrar sempre, “sem endeusar”, todos aqueles que a ajudaram em suas conquistas. O articulista não é daqueles que ficam pensando em bustos e placas brilhantes, sou daqueles que acreditam que um sincero muito obrigado vale mais que mil homenagens. Que todos agradeçamos, no momento que pudermos, a todos que trabalharam por Votuporanga.
E, por falar em quem cumpre com suas obrigações, ou seja, com seus compromissos, levando mais bem estar às pessoas, não posso deixar de comentar sobre o encontro realizado pelo meu amigo e Deputado Carlão na Câmara Municipal. Tudo foi muito bem noticiado pelos jornais, mas um detalhe precisar ser lembrado. Apresentações de contas de políticos são feitas por muitos até como uma obrigação para com o eleitor, porém, Carlão conseguiu mais, reuniu numa única noite 37 Prefeitos da região. Alguns poucos não estiveram presentes porque tinham compromissos inadiáveis em outros lugares e suas ausências foram perfeitamente entendidas. Mas, sabem por que o Carlão conseguiu essa proeza? A resposta é simples: Porque cumpriu com seriedade seus compromissos e porque efetivamente ajudou as cidades que lhe deram votos. Por isso, nós aqui de Votuporanga devemos nos sentir orgulhosos por termos oferecido ao estado um político que leva os compromissos a sério.
Feliz Páscoa a todos.
*Nasser Gorayb é comerciante e colabora com o jornal aos sábados