Ambulatório funcionará todos os dias das 7h à meia-noite; espaço é uma união entre Prefeitura, Unifev e Santa Casa de Votuporanga
O prefeito Jorge Seba, ao lado de lideranças locais, acompanhou o primeiro dia de atendimentos no Dengário na manhã de ontem (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
Com um aumento de mais de 60% na procura por atendimentos nos Pronto Socorros de Votuporanga de pacientes com sintomas de Dengue, a Secretaria Municipal da Saúde reativou ontem o Dengário no município. O ambulatório, que oferece atendimento gratuito e exclusivo para quem apresentar sintomas ou já tiver testado positivo para a doença, funcionará todos os dias, das 7h à meia-noite, e contará com equipes de profissionais de saúde focados no atendimento através de exames, orientações e cuidados especiais.
A nova unidade de saúde foi montada em um espaço que foi cedido e reformado pela Unifev e conta com a gestão da Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, e Santa Casa de Votuporanga. Ele está localizado na Rua Paraná, nº 3.577 (Vila Paes), anexo ao Campus Centro da Unifev.
"Estamos vivendo outro perfil epidemiológico da doença, que deixou de ser sazonal. Vivenciamos a epidemia o ano todo de 2024, precisamos sensibilizar a todos que a Dengue deve ser vista como algo grave e que ela pode evoluir ao óbito, principalmente nas pessoas que já apresentam comorbidades. O óbito por Dengue é evitável e inadmissível", disse a secretária de Saúde, Ivonete Félix.
O prefeito Jorge Seba (PSD) esteve no local para acompanhar o início dos atendimentos. Na ocasião ele estava acompanhado da secretária da Saúde e também do presidente da Fundação Educacional de Votuporanga, Celso Penha Vasconcelos; do vice-provedor da Santa Casa, Carlinhos Marão; do vereador e líder de Governo na Câmara, Sargento Moreno (PL); e demais representantes das instituições envolvidas na iniciativa.
“Vamos ter cerca de 20 profissionais o dia todo, a partir de hoje, para que possamos ajudar no acolhimento e tratamento dessas pessoas com sintomas de Dengue. Estamos muito empenhados para melhorar os atendimentos de saúde a cada dia, em Votuporanga. Mas gostaria de deixar um pedido aqui para que todos atuem na prevenção, limpando seus quintais para combatermos os criadouros”, disse o prefeito.
A ação faz parte de uma série de medidas implantadas para combater o avanço da doença no município que, até o momento, conta com 588 casos positivos, um óbito e 1.800 em investigação. Entre as ações, estão a contratação de empresa para apoio ao trabalho dos Agentes de Saúde e Endemias; autorização para aquisição de uso de drone; mutirão de limpeza em reservas ambientais, praças e avenidas; monitoramento em tempo real através de aplicativo desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde; entre outras.