"Operação Itacaúnas" foi realizada na cidade de Ulianópolis, no Pará; universitários promoveram oficinas especiais para toda a comunidade local
Alunos e docentes da UNIFEV, selecionados para representar a Instituição no Projeto Rondon, retornaram da viagem, nesta terça-feira (dia 4). A “Operação Itacaúnas”, realizada entre os dias 17 de julho e 02 de agosto, aconteceu na cidade de Ulianópolis, no Pará.
Durante os 15 dias de viagem, a equipe desenvolveu mais de 40 oficinas nas áreas vinculadas à Comunicação, à Tecnologia e à Produção, ao Meio Ambiente e ao Trabalho.
“Os alunos tiveram uma atuação excelente. Agradeço à Instituição por proporcionar uma experiência tão incrível como essa, tanto para os docentes como para os estudantes participantes”, contou um dos responsáveis pela viagem, Prof. Esp. Mauricio Fernandes Simonato.
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa e apoiado pelas Forças Armadas, visa promover a integração social, com a participação voluntária de universitários de todo o País.
Os universitários, em projetos como esse, têm a missão de buscar soluções para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes do Brasil, a fim de ampliar o bem-estar delas por meio de trabalhos coletivos.
Para Beatriz Padua Marques, 21 anos, estudante do 8º período do curso de Direito da UNIFEV, estar em contato direto e diário com uma realidade diferente da vivenciada por aqui foi um aprendizado. “Participar do Rondon é algo indescritível, somente quem já vivenciou algo parecido entenderá a importância e imensidão dessa ação. É uma daquelas missões que mudam nossa vida para sempre”, finalizou.