Associação Votuporanguense irá levar para Centro de Eventos sete aviões, com várias demonstrações
Neste domingo (19/6), o show em Votuporanga será nos ares. No Centro de Eventos Helder Henrique Galera, que fica na vicinal Ângelo Comar (sentido Parisi), milhares de pessoas irão assistir a apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB). A Associação Votuporanguense de Aeromodelismo (AVA) fará a abertura, a partir das 14h.
O evento deverá abrir o calendário de festividades em comemoração aos 79 anos da cidade. A exibição da AVA contará com voo de seis a sete aviões. “Iremos levar modelos de grande porte, jatos, além de exposição de vários exemplares elétricos, a combustão, drones e helicópteros”, explicou o presidente Gleiser Lizandro de Souza.
Na exibição, Gleiser contou que o jato é a sensação. “Usa a mesma querosene que a aviação real, tem turbina em miniatura e chama bastante a atenção do público”, disse.
Ele contou que é a primeira vez que os associados irão se apresentar no Centro de Eventos. “É um local que está sendo preparado para a apresentação, inclusive com certa distância entre o público e aeromodelos por questão de segurança. A expectativa é a melhor possível, somos fanáticos pela Esquadrilha da Fumaça. Fazer a abertura será uma honra”, destacou.
A AVA possui 20 anos, mas foi registrada em 2005. Atualmente, conta com a participação de 50 associados. Participa de vários eventos da região e já representou Votuporanga em demonstrações pelo Estado de São Paulo e até mesmo em outros estados.
Esquadrilha da Fumaça
A última apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Votuporanga foi há cinco anos. Atualmente, está equipada com os modernos Embraer A-29, também conhecidos como ‘Super Tucano’, de fabricação brasileira. Aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado incorpora as últimas atualizações em aviônicos. Outra novidade é a mudança na pintura. As cores ganharam tonalidades mais fortes e marcantes para facilitar a visualização das manobras por parte do público e o desenho da bandeira nacional na cauda do avião, feito de forma a passar uma impressão de que tremula com o vento.
Na apresentação da Esquadrilha de Fumaça, de aproximadamente 50 minutos, são utilizadas sete aeronaves. Faz parte da atual equipe de "fumaceiros", o votuporanguense Lucas Pacheco Yoshida, que normalmente comanda o avião da Ala Esquerda ou Posição 3. Lucas é piloto de caça e tem mais de 1885 horas de voo, tendo ingressado na Força Aérea em 2004, na Escola Preparatória de Cadetes do AR (EPCAR) e declarado Aspirante a Oficial Aviador em 2008. Embora relativamente curta, sua carreira militar é expressiva, tendo sido Chefe da Seção de Informática do 2º/3º GAv, Chefe do Corpo de Instrutores Doutrinários do CCAER - AFA, Instrutor de Voo nos Esquadrões de Instrução Aérea - AFA, ingressou na Esquadrilha em 2014. Atualmente, o militar votuporanguense, além de "fumaceiro", é Chefe da Seção de Informática.