Na Categoria Silver Race a votuporanguense Thais Munique se encontra em primeiro lugar na classificação com 420 pontos
Realizado pela ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores, a 14ª edição do campeonato brasileiro contou com oito etapas, realizadas nas principais arenas dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás, além de mais quatro etapas bônus, realizadas em parceria com outras importantes provas.
Após a etapa de Catalão/GO, realizada no último final de semana do mês de julho, ficaram definidas as finalistas da temporada 2016/2017, que chegarão a arena de Indaiatuba em busca do título nacional. Como já é tradição, na grande final serão três categorias: Mirim, Gold Race e Silver Race. A premiação passa dos R$ 100 mil. Somente para a campeã da categoria principal, será dado um automóvel ‘zero’ km.
A Categoria Mirim reunirá as cinco melhores competidoras da temporada, enquanto a Gold Race, terá a presença das dez melhores na Categoria Feminino. Além delas, as competidoras que terminaram a temporada regular entre a 11ª e a 20ª posições no ranking, também marcam presença na final, onde disputam o título da Categoria Silver Race, uma espécie de ‘série B’.
Com quatro vitórias na temporada, Ana Carolina Cardozo, de Araraquara/SP, lidera o ranking desde a primeira etapa da temporada e é a grande favorita na Categoria Gold Race, que premiará a campeã com um carro zero. Com uma excelente regularidade, ela ficou de fora das dez primeiras posições em apenas uma das 12 etapas disputadas.
Mas apesar do favoritismo de Ana Carolina, a goiana Viviane Gratão, que está em segundo lugar no ranking, conseguiu diminuir a diferença que havia entre elas na reta final, ao vencer duas das últimas três etapas. Com isto, as duas chegam a Indaiatuba com uma diferença de apenas 50 pontos, prometendo uma briga acirrada nos três dias de competição.
Na terceira colocação e com chances reais de título está a tetracampeã nacional, Fatiana Ferreira, que é sempre favorita em momentos decisivos e conquistou o título das últimas três temporadas consecutivas. Fatiana Ferreira venceu duas etapas nesta temporada e terminou entre as dez melhores em outras seis oportunidades.
Campeã Nacional nos últimos três anos, a goiana de Rio Verde Tarcila Ferguson chega a Indaiatuba mais uma vez na liderança do ranking da Categoria Mirim, e busca de seu quarto título. A pequena notável venceu oito das 12 etapas desta temporada e inicia a final com uma boa vantagem sobre as demais concorrentes, dependendo apenas de si mesma para conquistar a vitória.
Empatadas na segunda colocação da Categoria Mirim, Maria Eduarda Cardozo e Eduarda Peres são as principais concorrentes de Tarcila Ferguson pelo título deste ano. Com uma vitória nesta temporada, Maria Eduarda ficou entre as cinco melhores em sete etapas, enquanto Eduarda Peres, também com uma vitória, ficou nove vezes entre as cinco primeiras colocadas. Completam a lista de finalista da Categoria Mirim, Maria Júlia Ghiraldi e Mariana Ghiraldi.
Criada em 2012, a Categoria Silver Race dá oportunidade as competidoras que ficaram de fora das dez primeiras posições no ranking de estarem presentes na final nacional, para encerrarem a temporada coroadas com um título, que vem ganhando importância a cada ano.
A líder entre as classificadas da Silver Race é a votuporanguense Thais Munique, que retorna a Indaiatuba para manter seu nome na história. Ela é a única competidora que esteve presente em todas as finais da ANTT, desde o primeiro campeonato disputado em 2014, completando este ano a marca de 14 participações.
Com apenas dez pontos de diferença, a pequena Eduarda Peres é a segunda colocada briga pelo título da categoria e irá competir também na Mirim. Em terceiro lugar marca presença em mais uma final, a bicampeã nacional pela ANTT, Daiane Sudário. Além dos dois títulos nacionais, conquistados em 2007 e 2010, Daiane também já conquistou o título na Silver Race em 2015. A diferença entre as 10 finalistas desta categoria, garante matematicamente que todas tenham chances de conquistar o título.
O regulamento da final versa que todas as classificadas fazem quatro apresentações para somar pontos ao ranking, entre quinta-feira (10) e sábado (12). Como a programação do rodeio terá três noites, a quarta passada acontecerá na sexta (11), pela manhã. As apresentações valem bônus diários de acordo com a classificação de cada uma, que se somará aos pontos obtidos durante toda a temporada. Após as quatro passadas, ainda serão distribuídos bônus de acordo com a classificação pela somatória geral de tempos da final e então definidas as campeãs nacionais da ANTT para esta temporada.
CLASSIFICADAS PARA FINAL DO 14º CNTT 2017:
Categoria Gold Race
1ª – Ana Carolina Cardozo –Araraquara/SP – 1065 pts
2ª – Viviane Gratão –Catalão/GO – 1015 pts
3ª – Fatiana Ferreira – Guaíra/SP – 890 pts
4ª – Gabriela Savio –Brotas/SP – 590 pts
5ª – Leticia Do Valle – Presidente Prudente/SP – 510 pts
6ª – Ana Julia Lima – S J do Rio Preto/SP – 490 pts
7ª – Tarcila Ferguson – Rio Verde/GO – 450 pts
8ª – Bianca Cristina Machado – S J do Rio Preto/SP – 450 pts
9ª – Gabriela Stabile – Osvaldo Cruz/SP – 450 pts
10ª – Maria Eduarda Silva – S J do Rio Preto/SP – 435 prs
Categoria Silver Race
1ª – Thais Munique – Votuporanga/SP – 420 pts
2ª – Eduarda Peres – Potirendaba/SP – 410 pts
3ª – Daiane Sudario – S J do Rio Preto /SP – 380 pts
4ª – Graziela Mendonça – S J do Rio Preto/SP – 270 pts
5ª – Giovanna Morato – Sorocaba/SP -265 pts
6ª – Julianne Cremonezi –S J do Rio Preto/SP – 220 pts
7ª – Keila Mendonça – Pindamonhagaba/SP – 215 pts
8ª – Rafaela Slaviero –Curitiba/SP – 180 pts
9ª – Julia Yu – Brotas/SP – 150 pts
10ª – Bethania Moraes – Brasília/DF – 140
Categoria Mirim
1ª – Tarcila Ferguson – Rio Verde/GO – 780 pts
2ª – Maria Eduarda Cardozo – Araraquara/SP – 640 pts
2ª – Eduarda Peres – Potirendaba/SP – 640 pts
4ª – Maria Julia Ghiraldi – Adamantina/SP – 180 pts
5ª – Mariana Ghiraldi – Adamantina/SP – 140 pts