O campeonato, que começou nesta quinta-feira (25), ocorre no Centro Paralímpico Brasileiro, localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5.
Erick Bailon e Kevin Simões representam Votuporanga na competição internacional (Foto:Centro de formação esportiva)
O Centro de Formação Esportiva de Natação de Votuporanga tem dois representantes no Open Internacional Loterias Caixas de Natação. O campeonato, que começou nesta quinta-feira (25), ocorre no Centro Paralímpico Brasileiro, localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5.
Votuporanga é representada pelos nadadores Erick de Souza Bailon de Oliveira e Kevin Simões. O coordenador do Centro de Formação, Luiz Augusto da Silva Garcia, o Xaninho, destacou que o evento é um dos mais fortes da paranatação mundial – a competição só fica atrás das Paralimpíadas e do Campeonato Mundial Paralímpico. “Esperamos que os nossos atletas tenham bons resultados”, contou. Será o primeiro torneio internacional de Kevin. Já Erik ficou em quarto neste mesmo campeonato, em 2018.
O coordenador lembrou que a Seleção Brasileira Paralímpica está em fase de definição dos atletas que estarão na Paralimpíada de Tóquio, por isso a importância dos nadadores obterem bons resultados. Entre os países participantes está a China, atual campeã mundial paralímpica. O professor Rowerton Murata acompanha os votuporanguenses no Open, que termina sábado (27).
O Open Internacional faz parte da World Series de Natação, circuito organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e que recebe atletas da África do Sul, Argentina, Brasil, Cuba, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Honduras, Índia, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
O Centro de Formação Esportiva de Natação de Votuporanga é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude.