Os católicos do município celebram duplamente o feriado de hoje, que é o dia da padroeira do Brasil e de Votuporanga, Nossa Senhora Aparecida. Com o tema: "Com a Mãe Aparecida Seguimos Jesus, Nossa Luz!”, a igreja realizou diversas reuniões. A primeira atividade será uma missa das crianças, às 8h30, na igreja Matriz, em seguida, às 10h, será inaugurada a galeria de fotos dos ex-párocos da comunidade, no interior do templo.
Às 10h30, os fiéis seguem em carreata com a imagem de Nossa Senhora pelas ruas da cidade. A concentração de veículos será em frente à Igreja Matriz.
Ao meio-dia, haverá consagração à Nossa Senhora Aparecida. No fim do dia, às 17h30, os fiéis sairão em procissão com a imagem da padroeira pelas ruas centrais e, após a procissão, será celebrada uma missa solene em louvor a Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo bispo Dom Tomé Ferreira da Silva e concelebrada pelos padres e diáconos de Votuporanga. Após, haverá mais uma noite de quermesse na barraca ao lado da igreja.
As festividades começaram dia 3, com novena. Em cada dia, um padre de Votuporanga e região presidiu a celebração. Em todos os finais de semana do mês de outubro também acontecem quermesses ao lado da igreja.
Para Nossa Senhora Aparecida foi dedicada a primeira capelinha da cidade. Apesar disso, quando foi criada a primeira paróquia, Dom Lafayette Libano, então bispo diocesano, escolheu como padroeiro São Pascoal de Bailão. Tempos depois, a pedidos da comunidade católica local, Dom Lafayette consagrou nossa paróquia à Nossa Senhora Aparecida, tornando-a também padroeira do município.
Segundo o padre Gilmar Margotto, pároco da igreja matriz, “nestas celebrações, procuramos aprofundar o espírito mariano, nossa fé em Deus e o nosso compromisso como cristão. A partir do momento em que nos encontramos em Maria o modelo e exemplo de fé, nós também encontramos nela esse espírito de fraternidade e solidariedade e de modo especial o nosso espírito missionário”.
Frei Arnaldo faleceu há 37 anos
Também é celebrado hoje o aniversário de 37 anos de falecimento do frei Arnaldo Maria de Itaporanga, vítima de um acidente automobilístico no trevo de Nhandeara, quando vinha para Votuporanga participar das festividades da padroeira. O saudoso frei foi vigário cooperador da paróquia Nossa Senhora Aparecida por 13 anos.