Desafios econômicos atingem até as refeições das crianças atendidas, que ganham apoio da entidade de Votuporanga
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
As dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias da cidade fizeram com que a Associação Beneficente Mariano Dias ampliasse o apoio oferecido para a comunidade. A entidade oferece, há quase um mês, sopa no período noturno para as famílias da cidade.
Há 30 anos, a entidade atua no trabalho social no município. Atualmente, são atendidas cerca de 100 crianças de 2 a 12 anos de idade, que recebem quatro refeições ao longo do dia, de segunda a sexta-feira, e também ficam no local no sistema de creche e participam de diversas atividades ao longo do dia.
“Começamos a verificar que as crianças chegavam com muita fome de manhã, mesmo com todas as refeições que oferecemos ao longo do dia. Conversando com elas, notamos que muitas só estavam comendo na entidade, porque não tinham alimento em casa. A situação econômica do país chega a atingir até a alimentação em algumas casas. Algumas crianças contaram que comiam só arroz à noite em casa”, contou Waldenir Cuin, presidente da entidade.
Por este motivo, a Associação Mariano Dias resolveu reforçar o jantar destas crianças e começou a distribuir uma sopa de macarrão com legumes e carne a partir das 17h30, de segunda a sexta-feira. “Começamos o trabalho pensando nas crianças, mas ajudamos a quem precisa. Hoje, estamos atendendo cerca de 100 pessoas com este novo horário de alimentação. O morador vai com a vasilha e pode levar para casa o quanto precisar”.
Para tudo isso, o apoio da comunidade é essencial. “Fazemos a sopa com as doações que recebemos da comunidade, do Banco de Alimentos, da Codafavo e dos sitiantes que nos apoiam”, contou Cuin.
Além de doação de alimentos, a entidade recebe também móveis e eletrodomésticos, que são utilizados em seus serviços ou doados para as pessoas que precisam.
“Os desafios foram crescendo para a sociedade e as dificuldades aumentaram também. Hoje, vemos o resultado de nosso trabalho com alegria, as crianças não chegam mais com fome para as atividades do dia. Até o rendimento delas é melhor”, finalizou Cuin.
Quem quiser ajudar com alimentos, o telefone de contato da Associação Beneficente Mariano Dias é 3422-1600.