Enquanto nova unidade não fica pronta, terreno reservado para a obra é usado para descarte irregular de material
Leidiane Sabino
Leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga tem hoje duas unidades de Ecotudo, um espaço destinado ao descarte correto de resíduos domiciliares. Mesmo assim, tem morador que deixa material em terrenos baldios e marginais. Para tentar acabar com este problema, será construída mais uma unidade, na região oeste da cidade, com investimento de R$200 mil.
O convênio foi assinado na última segunda-feira e, assim que a verba for liberada pelo Governo do Estado, a obra deve ser concluída em aproximadamente 90 dias após o processo licitatório.
O terreno reservado para a construção fica na Zona Oeste da cidade, na marginal da estrada vicinal Nelson Bolotário. De acordo com a Saev Ambiental, este é um dos piores pontos de descarte irregular da cidade.
“Aquela região está crescendo e a instalação de um equipamento do tipo Ecotudo se faz necessário, além de ser uma rota entre municípios, que logisticamente é muito boa para a instalação de um Ecotudo”, destacou Gustavo .
Como alternativa para o descarte de lixo, Votuporanga possui duas unidades do Ecotudo (um na Zona Norte e outro na Zona Sul) que foram estruturados pela Prefeitura e Saev Ambiental para receber todo tipo de resíduos gerados nas residências votuporanguenses, desde lixo comum (orgânico), produtos recicláveis, podas de árvores, até animais mortos (de pequeno porte).
Os resíduos levados pelo morador ao Ecotudo são separados e têm um destino ambientalmente correto e diferente de acordo com o tipo do material. O projeto faz parte da Política Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, traçada pela Saev Ambiental, dentro do plano de governo da administração Junior Marão.
Um dos objetivos do Ecotudo é diminuir os pontos de descarte irregular na cidade, que por sua vez podem atrair vetores de doenças (ratos, baratas, dengue, etc) e contaminar o solo e a água, além de fazer a destinação correta dos resíduos sólidos que não são objeto de coleta nas casas.
Endereços
O Ecotudo Sul fica na avenida Conde Francisco Matarazzo, esquina com avenida Francisco Bueno Baeza (da Coacavo), informações no 3422-2854. O Ecotudo Norte fica na avenida Sete, nº 2440, paralela à Jerônimo Figueira da Costa, no Distrito Industrial I.