Votuporanguenses desfrutam de várias atividades durante toda a semana e descobrem como envelhecer com saúde
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Francisco Pignatari” atende 260 pessoas, incentivando um envelhecimento ativo, preservando a motivação, o respeito e a dignidade aos usuários, promovendo o cuidado a saúde, cidadania e maior participação na família e comunidade, com a intenção de evitar o isolamento.
Ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o CCI é um local onde o idoso pode conhecer pessoas, fazer amizades, se divertir e garantir um envelhecimento com qualidade. O espaço possui área de lazer, salão de dança e oferece atividades como hidroginástica, natação, ginástica preventiva, musculação, vôlei adaptado, atletismo, jogos de mesa, dança, pilates, entre outras. Todos os serviços são gratuitos.
Segundo a secretária de Assistência Social, Marli Aparecida Beneduzzi Pignatari, o Centro de Convivência do Idoso é um espaço muito importante. “É um local que me orgulho muito porque traz bem-estar à nossa melhor idade, proporcionando exercícios físicos gratuitos e muita interação”, destacou.
A aposentada Maria Iracema Moreira Gongra, de 67 anos, frequenta a unidade há quase um ano, três vezes na semana, e conta que soube do trabalho assim que se mudou para Votuporanga. “Eu estava na rodoviária e já me falaram do CCI. E me trouxe muitos benefícios. Fiquei mais calma, estou aprendendo a ter paciência”, disse.
Ela é amiga de Queico Iamada, de 66 anos, que destaca as novas amizades que fez no CCI. “Brinco que depois que descobri o Centro do Idoso não paro mais em casa. Melhorou a qualidade de vida e aumentou o número de amigas”, afirmou. Queico também é uma atleta da terceira idade. Ela já participou dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) e conquistou a medalha de prata, em 2012, na modalidade coreografia junto com suas amigas.
Mas engana-se quem pensa que o CCI é lugar de mulheres. José Crespo Preti, de 77 anos, frequenta o local há três anos. “É muito gostoso, jogo baralho”, afirmou. Dona Olídia Carvalho Peixoto, de 82 anos, pode-se considerar a participante mais assídua do CCI. “Vou há muito tempo, desde quando era no CPP. Acho muito bom para a integração”, disse.
A professora Amélia Bono ressalta a importância do exercício físico. “Temos aulas de ginástica, dança de salão e hidroginástica, fora os jogos de mesa. As atividades desenvolvem raciocínio lógico, rápida. A ginástica diminui colesterol, triglicérides e ajuda a controlar a diabetes”, afirmou.
SERVIÇO
O que? Centro de Convivência do Idoso “Francisco Pignatari”
Onde? Endereço: Rua Presidente Juscelino K. de Oliveira, 4.236
Telefone? (17) 3421-2352
Quem atende? Pessoas com mais de 60 anos
Quando? De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h