Campanha para eleição começa no próximo dia 4; 13 indivíduos concorrem a cinco vagas de titulares
O processo para a eleição dos novos conselheiros tutelares chega na etapa final. Nesta segunda-feira (27/7), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulgou os 13 pré-candidatos que foram aprovados na avaliação clínica. O pré-candidato poderá entrar com recurso no prazo de dois dias para a comissão, que analisará em dois dias e publicará o resultado final no dia quatro de agosto na imprensa oficial do município. Depois desta data, começa a campanha dos candidatos para os cargos.
Em Votuporanga, o Conselho Tutelar é composto de cinco membros, escolhidos pela população local. Cada integrante receberá remuneração mensal de R$ 2.162,86. Os mandatos dos conselheiros, de acordo com resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), são de quatro anos. Após as avaliações, os candidatos aprovados serão escolhidos por meio de eleição, que acontecerá no dia 4 de outubro.
O pleito será em data unificada em todo o país, no dia 4 de outubro. Os Conselhos Tutelares são órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Eles foram criados pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, para desjudicializar e agilizar o atendimento prestado à população infanto-juvenil. O objetivo das unidades é efetivar a consolidação do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e a implementação das políticas públicas municipais.
Estão aptos:
01 Adolfo Antonio Sandoval
02 Alex Flauzio da Costa
03 Beatriz Vieira Cavalari
04 Cristiana Aparecida de Souza
05 Douglas Leandro Silva de Araújo
06 Francisco Machado Faria Bezerra da Silva
07 José Roberto Garcia
08 Kelly Luisa Soares Ribas
09 Kleber de Campos
10 Madalena Maria da Silva Borges
11 Maria Luiza Andrade de Paula
12 Osmair Francisco
13 Renata Siqueira dos Santos Nunes