Participação do AME de Votuporanga é considerada satisfatória, pois em 2015 alcança 99,85% das vagas
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) tem um programa que visa incentivar que os homens visitem o médico. Lançado em março de 2014 pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o “Filho que ama, leva o pai no AME” possibilita a realização de consultas de homens a partir dos 50 anos de idade, incentivando os filhos de pacientes a levarem seus pais ao médico com a finalidade de viabilizar a prevenção e promoção de saúde. Assim que lançada, o AME de Votuporanga já aderiu à campanha. Do ano de 2014 até o mês de junho de 2015, foram atendidos 1.197 pacientes.
Somente de 2015, são 530 pacientes até o mês de junho com os atendimentos de Enfermagem Saúde do Homem.
No primeiro atendimento, o paciente passa por uma consulta de enfermagem que envolve avaliação do peso, altura e risco cardíaco, além de uma bateria de exames laboratoriais de sangue, por exemplo. É agendado o retorno para o sábado seguinte, para as consultas com cardiologista e urologista e a avaliação dos resultados dos exames. Caso o paciente apresente alguma anormalidade, é encaminhado para outros exames, acompanhamento e tratamento, conforme a rotina de atividades comuns do AME.
Todo paciente interessado será atendido aos sábados e poderá agendar por telefone, no mês do aniversário, os exames e consultas, sem a necessidade de prévio encaminhamento. Os pais e os filhos podem efetuar o agendamento por meio do telefone 0800 779 0000.
“A participação do AME de Votuporanga é considerada satisfatória, pois em 2015 estamos alcançando 99,85% de aproveitamento de vagas. Isso representa que o homem está se preocupando com a sua saúde e procurando o ambulatório para a prevenção, o que justamente é o foco dessa campanha”, destacou a gerente da unidade, Marilza Cardi.