Objetivo é intensificar movimento nacional e ganhar adesão de mais servidores de Votuporanga e também de toda região
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotpuoranga.com.br
As agências do INSS (Instituto Nacional de Previdência Social) de São José do Rio Preto, Santa Fé do Sul e Catanduva estão em greve e o Sinsprev (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo) busca a adesão de outras unidades da região. Na quinta-feira pela manhã deve ocorrer uma reunião com os servidores de Votuporanga para incentivar a participação deles na paralisação nacional.
Eduardo Aparecido Franco, coordenador regional do Sinsprev, contou que em Rio Preto as quatro agências estão fechadas. Em Santa Fé do Sul os servidores também estão parados. Catanduva entra em greve hoje, a de José Bonifácio entra hoje e amanhã. Em Fernandópolis o funcionamento do INSS é parcial. Já em Votuporanga está tudo normal.
“Faremos uma visita a Votuporanga na manhã de quinta. Os servidores da cidade sempre foram participativos e queremos conversar com eles sobre nossas reivindicações para tentar conseguir a adesão desta cidade também”, disse Eduardo.
Também na quinta-feira, às 7h30, haverá um ato pacífico em Rio Preto para chamar a atenção da sociedade para as necessidades do Instituto.
“Nós queremos a data-base para o dia 1° de maio, a incorporação de nossa gratificação ao salário, reajuste de 27,3% para recuperar as perdas durante os dois mandatos da presidente Dilma e também a contratação de mais servidores”, ressaltou Eduardo.
A greve do INSS é nacional e começou no dia 7 de julho. Segundo o último balanço do Ministério da Previdência Social, 6% das 264 agências do estado de São Paulo estão totalmente paralisadas e em 13% o funcionamento é parcial.
De acordo com dados do ministério, em todo o país, 240 agências estão totalmente paralisadas (15% do total) e, em 307, o funcionamento é parcial (19,1%). Mato Grosso e Bahia são os estados com maior adesão à greve. Nesses estados, 59% e 46%, respectivamente, dos locais de atendimento estão fechados.