Grupo tem o objetivo de proporcionar um momento para a escuta e a discussão de questões existenciais, sentimentos e angústias vivenciadas pelos participantes; encontros acontecem, quinzenalmente, no Câmpus Centro
Três alunas do curso de Psicologia da UNIFEV, por meio de um projeto desenvolvido durante a disciplina de Psicologia Comunitária, estão prestando atendimento gratuito a pessoas em tratamento ou que já tiveram câncer. Os encontros acontecem, quinzenalmente, no Laboratório de Observação do Comportamento do Câmpus Centro da Instituição.
O grupo, denominado “"Apoio Psicológico a Pessoas em Tratamento do Câncer" (APPTC)”, é composto, atualmente, por 11 participantes, e está vinculado aos trabalhos de Responsabilidade Social do Centro Universitário de Votuporanga.
A iniciativa tem o objetivo de proporcionar um momento para a escuta e a discussão de questões existenciais, sentimentos e angústias vivenciadas pelos integrantes, além de oferecer apoio psicológico, potencializando as competências e habilidades de cada pessoa.
Durante as atividades, as estudantes trabalham técnicas interventivas com os assistidos, como rodas de conversa, dinâmicas de autoconhecimento, troca de experiências e discussões sobre textos, músicas e vídeos que abordam questões relacionadas ao luto e ao sentimento de perda vivenciados ao longo do tratamento.
Umas das alunas responsáveis pelo projeto, Márcia Faria Cavalcante, de 44 anos, contou que o APPTC foi desenvolvido no decorrer das aulas ministradas pela Profa. Ma. Maria Celina Trevizan Costa. No entanto, mesmo após o término da matéria, ela e suas colegas de turma darão continuidade ao grupo.
“É gratificante percebermos que o nosso trabalho está fazendo diferença na vida dessas pessoas e, por isso, com o apoio e a orientação da professora Maria Celina, prosseguiremos com os encontros”, disse.
Para a docente, a continuidade do projeto deve-se aos resultados significativos obtidos com a iniciativa. “Os participantes sentiram-se acolhidos e auxiliados em um momento tão delicado de suas vidas. Por isso, os próprios integrantes pediram para que o grupo não encerrasse as suas atividades”, explicou.
Aberto à comunidade em geral, o APPTC retomará os encontros a partir do dia 15 de agosto. Os interessados em participar do grupo devem realizar a inscrição na Clínica de Psicologia UNIFEV (rua Pernambuco, 4087), ou pelo telefone (17) 99709-4235.
Serviço:
Apoio Psicológico a Pessoas em Tratamento do Câncer (APPTC)
Local: Clínica de Psicologia UNIFEV
Localização: Rua Pernambuco, 4087
Telefone: (17) 99709-4235
Horário: Quinzenalmente, aos sábados, das 09 horas às 10h30
Investimento: Gratuito