Formadas em 2012 pela Instituição, Aline Fernanda Bigineli e Bárbara Pereira Gleriani identificaram oportunidade no mercado e apostaram em um restaurante diferenciado
O dia 31 de agosto é uma data comemorativa para todos os profissionais de Nutrição. A celebração acontece devido à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no ano de 1949.
Atualmente, o papel desempenhado por esses especialistas não está restrito às orientações sobre a importância de uma alimentação saudável. Nos dias de hoje, os padrões rigorosos de higiene e manipulação de alimentos no Brasil são, cada vez mais, exigidos por órgãos fiscalizadores do setor, realidade que gerou aumento na presença de nutricionistas em restaurantes de médio e grande porte.
A transformação iniciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) causou mudanças significativas no modo como a sociedade e empresários enxergam tais profissionais. A história das egressas do curso de Nutrição da UNIFEV, Aline Fernanda Bigineli, 32 anos, e Bárbara Pereira Gleriani, 24 anos, formadas em 2012 pela Instituição, se iniciou por meio do interesse em oferecer um serviço de alimentação com cardápio de qualidade e, cuidadosamente, planejado todos os dias.
“Após a conclusão da graduação, decidimos abrir um restaurante self-service voltado à culinária saudável. No início, não conhecíamos concorrentes nesse setor, mas, logo depois, novos empreendimentos foram surgindo com o mesmo objetivo e achamos ótimo. Afinal, quanto mais pessoas interessadas em desenvolver produtos saudáveis, maior será a conscientização”, afirmou Aline.
Em 2015, o empreendimento completou seis anos de criação. As sócias acreditam que o resultado de tanto sucesso com os clientes é fruto de muito esforço e dedicação diária. “A parte principal para que um negócio dê certo é o quanto de energia você pretende gastar para que tudo funcione conforme o planejado. É necessário estar disposto a abrir mão de algumas seguranças, apostar no que você deseja e trabalhar muito para isso”, contou Bárbara.
De acordo com as egressas do Centro Universitário de Votuporanga, a Instituição exerceu um papel fundamental para a concretização de seus sonhos profissionais. “Agradecemos à UNIFEV por todo o carinho e atenção que recebemos ao longo dos quatro anos de estudo. Sempre nos sentimos acolhidas pelos docentes e amigos. Hoje, muitos deles visitam nosso restaurante e ficamos felizes em saber que, de alguma forma, nos tornamos inspiração para novas histórias”, ressaltou Aline.
O CURSO
O curso de Nutrição da UNIFEV forma, há 16 anos, profissionais aptos a planejar a alimentação do indivíduo, de acordo com suas necessidades nutricionais.
Para a coordenadora da graduação, Profa. Esp. Martha Cristina Munhõs, o mercado de trabalho está em plena expansão. “As oportunidades para o nutricionista têm crescido muito à medida que os estudos demonstram a importância do profissional, não só na prevenção e tratamento das patologias, mas em todos os setores de produção de alimentos como matéria-prima de produtos e prestação de serviços”, explicou.
Desde o início dos estudos, os alunos da Instituição são capacitados a elaborar cardápios, a orientar e prescrever dietas para clientes, a fim de garantir a saúde e a qualidade de vida. A área de atuação para o graduado é grande e diversificada, podendo trabalhar em clínicas, spas, casas de repouso, escolas infantis, academias, hospitais, indústrias e hotéis.