Projeto cultural do Mosaico na Estrada conta a infância da pintora Tarsila do Amaral por meio da dança contemporânea
O Mosaico na Estrada, projeto cultural do Sescoop/SP, apresenta pela primeira vez um espetáculo de dança contemporânea em Votuporanga. O “Vila Tarsila”, que conta a infância da pintora modernista Tarsila do Amaral, encenado pela Cia Druw, hoje, às 20h30, na Concha Acústica.
A presença do Mosaico é uma iniciativa do Sescoop/SP com o apoio de três cooperativas – Coacavo (Cooperativa de Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga), Sicoob Credlíder (Cooperativa de Crédito) e Coopevo Dinâmica (Cooperativa Regional de Ensino de Votuporanga) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que poderá ser trocado nas próprias cooperativas. As doações serão revertidas em benefício de entidades assistenciais do município.
O Mosaico na Estrada foi criado em 2001 com o objetivo de oferecer atrações culturais de música, cinema, teatro e artes plásticas. A analista de projetos culturais do Sescoop/SP, Silvia Rodrigues Nascimento, explica que, com a dança, o projeto busca atrair um novo público. “Nosso objetivo é diversificar a programação do Mosaico na Estrada de forma inteligente, unindo linguagens e atraindo os amantes da dança”, disse Silvia Nascimento.
Tarsila do Amaral foi casada com o escritor Oswald de Andrade (18901954), que participou ativamente da Semana de Artes Moderna de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo.
Em Vila Tarsila, a coreógrafa Miriam Druwe (fundadora da companhia) e a diretora teatral Cristiane Paoli Quito jogam luzes nas memórias de infância da artista, como a educação francesa e as brincadeiras na fazenda da família em Capivari, no interior paulista.
Os figurinos dos atores e as imagens projetadas no palco de quadros pintados por Tarsila, como Abaporu e Sol Poente, transportam o público para o seu universo artístico.
A agente de Desenvolvimento Humano da Coacavo e da Sicoob Credlíder, Letícia Madalozo, afirma que a escolha da peça está de acordo com a proposta Mosaico na Estrada: oferecer cultura de qualidade nas cidades onde as cooperativas estão inseridas. “Vamos participar da Fliv oferecendo à população com um espetáculo inovador e moderno”, reforçou Letícia Madalozo.
Serviço
Vila Tarsila - Cia Druw
Local: Concha Acústica, hoje, às 20h30
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível. Postos de troca: Coacavo, Sicoob Credlíder e Coopevo Dinâmica