Crianças e idosos são mais propensos a ter problemas respiratórios nesta época do ano
Isabela Jardinetti
Com o tempo seco e baixa umidade do ar, algumas pessoas começam a apresentar problemas respiratórios. O médico Jenner Luciano Lopes deu algumas dicas para que as pessoas possam ter uma noite mais tranquila e que possam descansar, sem precisar levantar a todo momento.
“As principais orientações para as pessoas terem uma noite mais tranquila é umidificar o ambiente, se possível, fazer uso de inaladores e roupas leves. Na ausência de umidificadores de ar, podem ser usadas bacias com água e toalhas molhadas. No caso das bacias, a água deve ser trocada todos os dias, para não se tornar um criadouro de dengue”, disse.
Ele também contou que quem já possui alergias, também deve seguir as orientações. “Os cuidados são os mesmos. Vale lembrar que para essas pessoas que possuem alergias, elas não devem deixar de tomar suas medicações mesmo com o clima seco, já que ele deixa o indivíduo mais vulnerável”.
Crianças e idosos estão mais propensos a ter problemas respiratórios, além de seguir as mesmas dicas, o médico explica que é necessário se atentar, principalmente, com a hidratação e exposição no sol.
Há algumas doenças que são mais comuns nesta época do ano, como doenças respiratórias, doenças gastrointestinais, tonturas, vertigens e problemas renais. O médico alerta para que as pessoas que sentirem dificuldades em respirar devem procurar de imediato o Pronto Socorro.
“Um profissional deve avaliar o grau do problema. Enquanto o paciente é levado para avaliação é preciso também observar os sintomas, como febre e tosse”, disse.