Maio foi o mês com a maior quantidade de doentes, 347 pessoas. Em janeiro foram 83; fevereiro, 162; março, 159; abril, 329; maio, 347; junho, 115; e julho, 39
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria de Saúde de Votuporanga já confirmou o diagnóstico de 1.234 pessoas com dengue no ano de 2015. Nenhuma morte pela doença aconteceu na cidade. A informação positiva é que nos últimos dois meses as confirmações diminuíram com relação as meses anteriores.
Maio foi o mês com a maior quantidade de doentes, 347 pessoas. Em janeiro foram 83; fevereiro, 162; março, 159; abril, 329; maio, 347; junho, 115; e julho, 39.
Ações
A Secretaria de Saúde ainda continua com os trabalhos preventivos em visitas nas casas para eliminar os criadouros e também realiza uma série de ações preventivas, como:
- bloqueio de criadouros nos casos suspeitos e positivos de dengue;
- bloqueio de nebulização em casos positivos de dengue;
-bloqueio de nebulização ambiental nas áreas do bairro;
-realização de visitas em pontos estratégicos;
-realização de visitas em imóveis especiais;
- atendimento a notificação;
-realização de visitas casa a casa;
- realização de parcerias com igrejas e clubes de serviços para a divulgação da doença;
O Setor de Controle da doença realiza atividades de comunicação e mobilização nas escolas municipais e privadas, nos Cemeis, troca de criadouros nas escolas de ensino fundamental do município, treinamento dos agentes comunitários e endemias no controle e orientação sobre a dengue.
A doença
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo.
O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes Aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.
O mosquito é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, evitar esses focos da reprodução desse vetor é a melhor forma de prevenir a dengue.