Isabela Jardinetti
No dia 8 de agosto foi comemorado o aniversário de Votuporanga, conforme a tradição da cidade, foi realizada uma sessão solene na Câmara Municipal para celebrar a data. Diversas lideranças políticas e magistrados compareceram no evento, realizado no sábado pela manhã para prestigiar homenagens feitas a três personalidades.
Logo no começo da sessão, houve a inauguração das galerias de ex-presidentes e de legislaturas da Câmara. O dr. Gerônimo Figueira da Costa Filho se pronunciou, representando todos os ex-presidentes da Casa de Leis. A professora Encarnação Manzano também discursou, representando todos os ex-vereadores da cidade.
Ali Hassan Wanssa
O primeiro a receber o título de “Cidadão Votuporanguense” foi Ali Hassan Wanssa, delegado de Polícia de Votuporanga. André Figueiredo, autor da homenagem, falou sobre o porquê ter escolhido Ali. “Ele é uma pessoa dedicada, tem cumprido muito bem seu papel como delegado, acompanhei ele uma vez em seu trabalho e vi o lado dele como profissional e como ser humano. O cuidado que ele teve naquele momento, isso me marcou e nada mais digno do que fazer essa homenagem sobre o trabalho que ele tem feito por nossa cidade”, disse.
O delegado agradeceu a honraria. “Aqui é onde eu trabalho, procuro dar o meu melhor possível a ajudar as pessoas, agradeço ao André, talvez não mereça tanto a consideração, mas o que faço no dia a dia como delegado é que temos que estar de portas abertas para a população mais carente e é esse povo que merece o nosso respeito. O importante é sempre estarmos unidos para ajudar ao próximo e fazer o melhor sem nenhum interesse”, falou em seu discurso.
Juliano de Souza Silva
Já Juliano de Souza Silva, o Juliano Bombom, recebeu a Insígnia de “Honra ao Mérito”, homenagem concedida pelo vereador Eliezer Casali.
“A Câmara, através de uma indicação nossa, homenageia o Juliano, ou simplesmente Juliano Bombom, uma pessoa carismática, que todo mundo admira, por onde passa, em todos os clubes de serviço, ele traz consigo as melhores marcas de sua gestão. Juliano é uma pessoa que tem por natureza um vínculo social. Ele gosta de fazer o bem, e de ajudar as pessoas”, disse o vereador.
Juliano Bombom agradeceu a honraria. “Quando eles me falaram que iam fazer essa homenagem, só disse que há pessoas que merecem mais. Tudo o que fazemos tem que ser de coração, então o que me motiva fazer coisas por Votuporanga é com o coração, defendo a cidade com unhas e dentes. A melhor coisa é se amar, isso faz você ser a melhor pessoa do mundo”, agradeceu.
Dr. José Renato Nalini
Por fim, houve a entrega de título de “Cidadão Votuporanguense” ao drº José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, honraria concedida pelo vicepresidente da Câmara, vereador Osvaldo Carvalho.
“Como promotor de justiça, Nalini desenvolveu suas atividades em Votuporanga deixando seu legado voltado para defender o interesse de quem precisa. Se hoje somos uma autêntica líder regional, devemos isso a homens como o nosso homenageado, por isso, o nosso muito obrigado”, disse Osvaldo Carvalho ao desembargador.
Nalini falou que ficou impressionado com a pujança de Votuporanga. “Há 42 anos estive aqui, e hoje é uma metrópole, com grande salto na educação, prestigiar a literatura, isso sim é uma pátria educadora”, contou.
“Volto a Votuporanga para me tornar um votuporanguense por lei. Já me sentia como votuporanguense, pois aqui comecei minha carreira, um jovem promotor, muito idealista, sonhava em mudar o mundo, mas o mundo me transformou. Hoje, Votuporanga é uma grande cidade, uma das mais progressistas, tem índices reconhecidos aqui e fora, acredito que não mereço esse título, mas aceito em nome do Tribunal de Justiça de São Paulo, agradeço aos vereadores que me honraram com esse título”.
Discursos
Também estiveram presentes na sessão os deputados Carlão Pignatari, Sinval Malheiros e Fausto Pinato, que discursaram para parabenizar Votuporanga.
O prefeito Junior Marão também falou sobre a data, agradecendo a todos que ajudaram a construir a cidade até o momento. “São pessoas de bem que fizeram parte dessa história, uma cidade que tem inúmeros desafios pela frente, mas já conseguimos alcançar algumas conquistas importantes que nos coloca em um patamar mais elevado. Me sinto muito feliz e honrado em estar prefeito neste momento, infelizmente, passamos por essa crise, mas temos muito a comemorar”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Sérgio Adriano Pereira, encerrou a sessão, agradecendo a todos que compareceram. “Nossa Casa de Leis tem se pautado em ser consciente em seu papel de ajudar o Poder Executivo, assim vamos transformando Votuporanga para ser o que sempre sonhamos”, falou.