Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O programa “Votuporanga + Verde”, lançado no início de abril de 2014, plantou até o momento 820 mudas de árvores no município e pretende plantar mais 580 até o final deste ano, especialmente entre os meses de novembro e dezembro, que é o período chuvoso.
Estas mudas serão colocadas na área central, entre as ruas Minas Gerais e das Bandeiras, no trecho entre Alagoas e Paraná.
A meta do programa é plantar 2.500 mudas até 2016 e, de acordo com a Saev, será cumprida caso não haja problemas adversos da natureza, como falta de chuva excessiva.
Quando lançado, em 2014, a proposta era que o projeto acontecesse no município em três etapas, sendo: a primeira etapa (2014): plantio de cerca de 800 mudas até o final do ano; segunda etapa (2015): plantio de mil mudas durante todo o ano, e a terceira e última etapa (2016) – plantio de 700 mudas durante o período de dez meses. Esta ação está prevista no Plano Municipal de Arborização Urbana, elaborado em 2013, e de acordo com a Lei Complementar nº 145/2009.
Uma arborização bem planejada, além de trazer para as cidades, um pouco do ambiente natural, é de fundamental importância para a qualidade de vida dos cidadãos tendo como principais objetivos: promover um ambiente de visual agradável; diminuir consideravelmente temperatura, embaixo das sombras; influenciar na velocidade e direção dos ventos; produzir sombreamento; minimizar os níveis de ruídos produzidos pelo trânsito; ajudar no controle da poluição atmosférica e visual, e aumentar a vida útil do capeamento asfáltico das ruas.