No Dia da Independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro, a Secretaria da Educação realizou ato cívico na Concha Acústica. Houve hasteamento de bandeiras e sete apresentações de alunos da rede municipal.
As lideranças acompanharam o evento. O prefeito Junior Marão falou, em seu discurso, sobre a importância da data, ressaltando os 193 anos de Independência. Representando a Câmara Municipal, o vereador Douglas Lisboa também fez pronunciamento.
O professor Paulo Eduardo de Mattos Stipp foi o orador. A primeira apresentação foi dos alunos do Tempo Integral do CEM Prof. Orozimbo Furtado Filho que elaboraram uma releitura percussiva do “Hino de Votuporanga” e a música “O canto da cidade”, de Daniela Mercury.
Em seguida, houve paródia da Independência dos estudantes da Pré-Escola I e II do Cemei Benedita Alves de Oliveira, de Simonsen. Os alunos da Pré-Escola II do Cemei Prof. Orozília do Carmo Ferreira fizeram uma coreografia com a música Independência (ABC do Brasil).
O ato cívico também foi marcado por danças. As crianças da Pré-Escola II do Cemei Terezinha Guerra se apresentaram ao som de “Mais que nada”, de Sérgio Mendes. Já os estudantes do Tempo Integral do CEM Prof. Anita Lievana Camargo fizeram pout porri, assim como alunos do CEM Prof. Geyner Rodrigues.
A coreografia (com a música “Tempo de ser feliz”, de Jamile) das crianças do Tempo Integral e alunos do 4º e 5º anos do CEM Prof. Neyde Tonanni Marão encerraram o evento.
A secretária da Educação, Silvia Rodolfo, enfatizou que o ato cívico serve para “exercitar a cidadania dos nossos alunos, já que a preparação das apresentações faz com que eles se interessem pelos temas e entendam os significados das datas de forma ainda mais atrativa”.