Fernando Capez, Jura e o ministro Aldo Rebelo durante a cerimônia de abertura do Congresso na manhã de ontem
Teve início na manhã de ontem o IX Congresso de Municípios do Noroeste Paulista, realizado pela Associação dos Municípios da Araraquarense, que acontece pela primeira vez em Votuporanga no Centro de Eventos Valério Giamatei. Autoridades e o ministro Aldo Rebelo estiveram presentes na solenidade de abertura. O tom dos discursos foram soluções e caminhos para enfrentar a crise nas Administrações Municipais.
O ministro de Ciência, Tecnologia e inovação, Aldo Rebelo, afirmou que o momento que o país atravessa é de dificuldade para todos, mas não é algo definitivo. “Ajuste passa, e o Brasil está preparado para retomar o crescimento. Somos hoje o 3º maior destino de investimentos do mundo, apenas atrás dos Estados Unidos e da China”, declarou o ministro da presidente Dilma Rouseff.
O discurso do vice-governador de São Paulo, Márcio França, foi na mesma linha. Segundo ele, o jeito do brasileiro de lidar com momentos de crise é como uma montanha russa, oscilando entre a euforia e a depressão. “As crises passam, mas o Brasil fica”, esbravejou.
Entre as autoridades presentes nem todos foram tão otimistas. Para o presidente da APM – Associação Paulista de Municípios, Marcos Monti, prefeito de São Manuel, a situação é preocupante. “Enfrentamos uma crise que está só começando. As despesas devem aumentar e os recursos diminuir. Muitos pais de família que estão sendo demitidos. Muitos que utilizavam de serviços privados estão migrando para os serviços públicos. A tendência é a situação se agravar para os municípios”.
O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, criticou a iniciativa do governo de tentar criar novamente a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Ele espera que os deputados não aprovem a criação de um novo imposto. Marão também agradeceu a presença de lideranças estaduais no evento.
O presidente da AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense, Jurandir Barbosa de Morais (Jura), prefeito de Nova Aliança, também se mostrou preocupado com a crise financeira dos municípios e defendeu um novo pacto federativo, mais justo para os municípios. “Chega de fala de crise, este congresso é para falarmos em solução”.
O Congresso realizado pela AMA, em Votuporanga, vai até sexta-feira. Participaram ainda da cerimônia de abertura o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Fernando Capez, a comandante do CPM5 – Comando de Policiamento do Interior, coronel PM Helena dos Santos Reis, os deputados estaduais Calão Pignatari, Itamar Borges, Orlando Bolçone e delegado Olim e prefeitos e vereadores de 124 cidades que integram a AMA.