Padre Gilmar Margotto diz que o anúncio tão esperado pelos católicos da cidade não deve acontecer até o final de 2015
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O padre Gilmar Margotto, pároco na Matriz Nossa Senhora Aparecida, esteve na Rádio Cidade para falar sobre a festa da padroeira de Votuporanga, que tem programação especial no mês de outubro, e disse que a criação da Diocese de Votuporanga já está autorizada pela igreja Católica, mas não deve acontecer neste ano. A expectativa é que a partir de 2016 o projeto dê novos passos.
“Não temos novidade sobre a criação da Diocese atualmente, neste ano não deve sair. Esperamos que para o ano que venha. A resposta da igreja é que a Diocese será criada”, falou o padre.
De acordo com o padre, são muitas as vantagens para o município com a instalação da Diocese. “Muda a nossa estrutura pastoral, passamos a ter mais proximidade com o bispo, que começa a residir no município, o que facilita o governo. Teremos também encontros pastorais e retiros realizados aqui. A igreja tende a marcar uma presença mais efetiva com a sociedade. Todos os padres têm ligação com o bispo, há decisões reservadas somente a eles, que o padre não pode tomar, uma vez que o bispo está próximo, isto agiliza o trabalho pastoral e facilita a participação do povo, que não precisa se deslocar até São José do Rio Preto”.
Programação da padroeira
Em 12 de outubro é celebrado o dia de Nossa Senhora Conceição Aparecida, padroeira do município, e a Paróquia terá programação especial dos dias 3 a 11 do próximo mês, com novena e missa em preparação à festa da padroeira. Depois, no dia 12, agenda especial.
A quermesse começa no dia 3 de outubro e segue até o dia 24, sempre aos sábados, haverá um final de semana com três dias de quermesse, 10, 11 e 12 de outubro.
O padre Gilmar comentou que o local da festa mudou. “Estamos terminando o Centro de Eventos Paroquial e já vamos fazer o teste do local. A intenção é que a quermesse permaneça lá. É muito mais prático. Antes, o evento era realizado na praça, com a montagem de tendas e cozinhas improvisadas”, disse.
O Centro de Eventos Paroquial localiza-se na rua São Paulo, esquina com a Alagoas, ao lado da Casa Paroquial.
O padre comentou ainda que as luzes da igreja que estão queimadas devem ser arrumadas até a data da festa. “Caiu um raio e queimou todo o sistema. A torre e parte de baixo ficaram comprometidas. A empresa que faz a manutenção é de São Paulo, quando foi feita a iluminação, a verba era da Secretaria de Cultura e Turismo, disponibilizada pelo deputado João Dado. Conversamos com a Prefeitura e até outubro deve estar toda iluminada”, finalizou.
Programação do dia 12 de outubro
9h - Missa com as crianças
12h - Consagração a Nossa Senhora
17h30 - Procissão
18h30 - Missa Solene de Nossa Senhora Aparecida (transmitida pela Rádio Cidade)