Durante a entrevista, ele estava acompanhado do chefe de cozinha Mustafa Said, do Karkar Comida Árabe
Fábio Ferreira
O empresário Eduardo Karkar, proprietário da Rede de Postos Alvorada e dos restaurantes Habib´s e Karkar Comida Árabe, esteve ontem na Rádio Cidade para um bate-papo sobre a gastronomia árabe. Acompanhado do chefe de cozinha Mustafa Said, do Karkar Comida Árabe, ele ainda comentou sobre a situação de conflito na Síria, seu país de origem.
Há 16 anos em Votuporanga, Eduardo Karkar revelou que a abertura do Karkar Comida Árabe vem de encontro com a saudade da cultura árabe. “Quando minha família veio da Síria para o Brasil éramos acostumados a frequentar casas árabes em São Paulo. Era música, comida, dança, tudo que lembrava nossas origens. Senti essa falta aqui em Votuporanga”, contou.
O encontro com o chefe Mustafa Said, natural de Marrocos, foi por acaso. Eduardo Karkar conta que estava saindo de um banco na rua Amazonas quando ouviu uma pessoa falando em árabe ao celular. “Esperei ele encerrar a ligação e ficamos ali conversando. Logo no primeiro contato já surgiu a ideia de abrir um restaurante árabe juntos”, contou.
Said Mustafa tem larga experiência como chefe de cozinha. Ele trabalhou por dois anos como chefe em Dubai e ainda passou por restaurantes na Turquia e França. O chefe chegou a Votuporanga por conta da família da namorada que conheceu em São Paulo. Said Mustafa contou um pouco sobre a tradicional culinária árabe servida no Karkar Comida Árabe.
“No Brasil muita gente conhece a comida árabe abrasileirada. Lá no Karkar nós servimos a verdadeira comida árabe, com temperos e sabores que lembram a culinária original daqueles países. Temos pratos diferenciados e fartos, como manda a cultura árabe”, comentou o chefe.
O Karkar Comida Árabe fica na avenida Wilson de Souza Foz, 4978, e fica aberto de segunda à segunda para almoço e jantar. O local também conta com um empório de produtos árabes à disposição do público durante todo o dia. Aos sábados há apresentações de danças com odaliscas e uma vez por mês um show árabe com banda de São Paulo.
Conflito na Síria
Sírio, Eduarko Karkar também não deixou de comentar sobre a situação atual de seu país de origem, que neste ano completou 4 anos de conflito civil. O empresário tem os pais e irmãos morando no Brasil, o restante todo da família continua na Síria.
“Meu pai esteve lá cerca de três meses atrás e nos contou que a situação é complicada. Mantemos contato diariamente com o restante da família que está lá. Alguns primos vieram para casa dos meus pais e estão em São Paulo até a situação por lá acalmar”, comentou.
Apesar do clima de tensão, Karkar contou que existe um exagero por parte dos noticiários brasileiros sobre a Síria. “Nem tudo que se vê aqui sobre lá é verdade. Só quem conhece a Síria sabe o que está acontecendo. O principal motivo das pessoas deixarem o país é o medo de serem convocadas para o exército. Por lá se uma família tem mais de um filho, você é obrigado a alistá-los no exército”, explicou.