Ideia de abrir um estúdio, em 2012, surgiu com base na aprendizagem adquirida durante os quatro anos de formação
Na data em que se comemora o dia do profissional da Educação Física (1º de setembro), a história de três amigos, egressos da UNIFEV, inspira estudantes e profissionais da área.
Os sócios Adriano Stefanin dos Santos, 35 anos, Cleber Antonio da Silva, 36 anos, e Marciel Mega, 36 anos, comandam, atualmente, um importante Centro Fitness de Votuporanga.
Segundo o trio, a ideia de abrir um estúdio de treinamento funcional, em 2012, surgiu com base na aprendizagem adquirida durante os quatro anos de formação.
“Nos conhecemos desde criança. Trabalhávamos como personal e identificamos uma oportunidade em um problema diário que tínhamos: a falta de um local adequado para atender os nossos clientes. Decidimos, então, que era hora de criar um espaço especial para os nossos alunos”, contou Marciel.
O egresso Adriano revela que o começo da vida profissional como sócio de uma empresa voltada ao treinamento funcional exigiu paciência e coragem. “Quando começamos com esse modelo de negócio, o interior ainda não entendia muito bem a atividade. Depois de bastante empenho, o nosso método de treino foi reconhecido e valorizado”.
Para Cleber, a falta de comprometimento do profissional é um dos fatores mais prejudiciais para aqueles que estão começando na carreira. “Atuo na área desde a minha formação. É preciso ter dedicação e empenho, de preferência, desde a graduação”, ressaltou.
A atuação no mercado de trabalho para os graduados em Educação Física é ampla e crescente devido ao aumento da busca pelo bem-estar físico. As vagas vão desde a área educacional para os licenciados, até inúmeras possibilidades no ramo fitness, turístico, de beleza e saúde para os bacharéis.
De acordo com o coordenador do curso na UNIFEV, Prof. Me. Valter Brighetti, a preparação ao longo da trajetória acadêmica vai muito além das receitas básicas de sucesso. “Tentamos despertar ao máximo em nossos estudantes o foco profissional e, também, o empreendedorismo. Ficamos orgulhosos com essas histórias tão incríveis de superação e sucesso. Isso demonstra o quanto oferecemos um ensino de excelência”.
Diferenciais
O curso de Educação Física da UNIFEV oferece duas opções para os interessados em realizar a graduação: bacharelado e licenciatura.
O profissional que opta pelo bacharelado aprende a trabalhar o desenvolvimento do corpo de forma correta e saudável, levando em consideração as aptidões físicas e motoras de cada pessoa.
A licenciatura prepara o educador para a área da docência. O licenciado em Educação Física tem como campo de trabalho a Educação Básica, Infantil e ensinos Fundamental e Médio, tanto em escolas públicas como privadas.
Desde o primeiro ano de formação, os alunos de Educação Física da Instituição têm acesso a laboratórios modernos, quadras poliesportivas, pista oficial de atletismo, campo de futebol, sala de avaliação e uma academia própria, onde vivenciam a prática profissional por meio das aulas de fitness e treinamento resistido oferecidas à comunidade acadêmica e à população.
“Buscamos preparar o aluno com uma base sólida e atualizada. Somos preocupados com as transformações do cenário e estamos atentos às demandas exigidas pelo mercado”, contou Brighetti.
Em 2014, a graduação foi um dos destaques da revista EXAME sobre as melhores do País na área (5ª posição no ranking nacional). A lista é de acordo com os resultados atingidos no Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2013.