SP inicia reorganização para ampliar unidades com ciclo único; intenção é manter alunos de idades próximas na mesma escola
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A Secretaria Estadual de Educação irá reorganizar as cinco mil escolas da rede estadual de ensino. No início do ano letivo de 2016, as unidades com três ciclos de ensino (1º ao 5º, do Fundamental; 6º ao 9º do Fundamental; e Ensino Médio) deverão ser reduzidas para o crescimento da quantidade de escolas com apenas um ciclo.
O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino e do ambiente escolar. A realocação dos alunos deve respeitar o limite definido pela Secretaria de 1,5 km de distância para a transferência de estudantes. Além disso, será possível ampliar a oferta de ensino em tempo integral. A reorganização será regulamentada por meio de decreto do governador Geraldo Alckmin.
Depois de definidas as escolas que terão alterações, a Secretaria passará a avisar os pais e responsáveis. Cada escola terá a obrigação de informar a mudança para 2016. Além disso, haverá o chamado “Dia E” da Educação, no qual, por meio de uma reunião de pais e mestres, os responsáveis irão às escolas para conhecer as unidades que podem receber seus filhos. Pela internet e por carta os pais tomarão conhecimento do projeto e das mudanças.
O dirigente regional de ensino de Votuporanga, José Aparecido Duran Netto, comentou as alterações divulgadas pela Secretaria Estadual. “Toda mudança proposta pelo governo visa à melhoria do ensino e da aprendizagem. Ao longo dos anos foram realizadas diversas pesquisas que demonstraram que os rendimentos de escolas de ciclo único são em média 10% superior frente aquelas que apresentam mais de um segmento, pois os gastos tornam-se mais eficientes com o foco adequado na faixa etária dos estudantes, possibilitando uma maior atenção a matriz curricular de segmento de ensino da unidade escolar”, disse.
De acordo com Duran, a proposta de mudança visa também uma melhor qualidade de vida para os professores com menos deslocamento entre escolas tendo a possibilidade da fixação dos mesmos em uma mesma unidade escolar.
O dirigente de ensino falou ainda que para os estudantes e para a comunidade será oferecido um melhor ambiente escolar mais propício para aprendizagem pois haverá atendimento para uma faixa etária específica.
Para que a mudança ocorra de maneira mais eficiente é importante ressaltar para os pais ou responsáveis a necessidade de manter atualizado os dados dos alunos junto a secretaria das escolas ou através do endereço eletrônico www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br
“A complexidade da proposta da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo referente ao Processo de Reorganização exige estudos minuciosos das demandas escolares e, portanto, está sob análise pela Diretoria de Ensino, devendo seu resultado final ser aprovado pelo Governo”, finalizou Duran.