O serviço tem como objetivo prevenir as crianças de situações de risco social e garantir os seus direitos
Com objetivo de prevenir as crianças de situações de risco social e garantir direitos como educação e convivência familiar e comunitária, a Prefeitura de Votuporanga está com inscrições abertas para o Serviço de Acolhimento Institucional - Família Acolhedora. O cadastro pode ser realizado no site da administração municipal.
O serviço de acolhimento é prestado por famílias que acolhem em suas residências crianças e adolescentes entre 0 e 18 anos, por tempo determinado de seis meses a dois anos, que foram afastados provisoriamente do convívio familiar por vivência de violência, negligência e abandono.
Para se inscrever, são necessários RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante e residência, certidão negativa de antecedentes criminais e comprovante de renda.
Entre os requisitos: responsável familiar ou casal deverá ter entre 21 a 65 anos; não estar inscrito no cadastro de adoção; comprovar a concordância de todos os membros da família e comprovar residência em Votuporanga de, no mínimo, dois anos.
A secretária de Assistência Social, Marli Pignatari, afirma que é a oportunidade de famílias cuidarem de crianças e adolescentes durante um período de tempo. “Essas famílias vão assumir algumas responsabilidades como viabilizar os cuidados quanto à educação, saúde e alimentação das crianças ou adolescentes”, disse.
Tenda na Praça
Para intensificar a campanha, uma tenda será montada na Praça Cívica no dia 10 de outubro. A realização é do Serviço de Acolhimento Institucional e Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
As inscrições também podem ser feitas no Serviço de Acolhimento Institucional, na Rua Tocantins, 3702 – Santa Eliza. O telefone é 3423-3673.