A ação faz parte das atividades da greve dos servidores públicos da educação em 2015
No dia 27 de agosto, o grupo em greve realizou outra ação, a doação de bolsas de sangue no Hemocentro
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O campus de Votuporanga do IFSP (Instituto Federal do Estado de São Paulo) realiza hoje, das 16h às 21h um cadastro de voluntários para doação de medula óssea. Uma equipe do Hemocentro de Fernandópolis estará na unidade para atender aos interessados.
A ação faz parte das atividades da greve dos servidores públicos da educação em 2015. O Instituto Federal conta com o apoio do projeto “Seja um Herói”.
O procedimento é simples: o voluntário deve comparecer portando no mínimo um documento com foto válido em todo território nacional (RG, Habilitação, etc), será preenchida uma ficha com seus dados pessoais, que formarão o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), e terá retirada de si uma pequena quantia de sangue (5 ml a 10 ml).
A partir daí, a pessoa cadastrada passa a integrar o banco de dados nacional e terá a oportunidade de ajudar a quem precisa.
“Este é mais um evento que tenta aproveitar a mobilização da greve para contribuir com quem mais precisa, além de denunciar os cortes de orçamento que o Governo Federal tem aplicado sobre suas universidades e institutos, além do arrocho salarial da categoria”, destacou o técnico administrativo Yuri Ribeiro Moleiro.
No dia 27 de agosto, o grupo em greve realizou outra ação, a doação de 27 bolsas de sangue no Hemocentro de Fernandópolis, também com a participação dos servidores em greve do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Uma nova negociação entre os funcionários da educação federal e o governo deve acontecer no dia 11 de setembro.
Entre as reivindicações dos grevistas estão: Defesa do caráter público da universidade; melhora das condições de trabalho; garantia de autonomia; reestruturação da carreira; e valorização salarial de ativos e aposentados.