Para saber qual dos dois é mais vantajoso é preciso dividir o preço do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina.
Da redação
Os donos de carros do tipo Flex – aqueles que podem ser abastecidos tanto com gasolina quanto com etanol – andam colocando na ponta do lápis o que vale mais a pena na hora de encher o tanque. Em Votupo-ranga, segundo o frentista Edney Doimo, o consumo do etanol aumentou. “Muitas pessoas já têm o costume de abastecer com etanol, mas aquelas que não abasteciam, começaram agora por causa do preço”.
Mesmo que o etanol seja mais barato, ele é um combustível que é consumido mais rápido pelo motor flex, se comparado à gasolina. Por isso, para saber qual dos dois é mais vantajoso é preciso dividir o preço do litro do etanol pelo valor do litro da gasolina. Se o resultado da conta for maior que 0,70, vale a pena colocar gasolina, se for menor, o melhor é o consumidor abastecer com etanol.
Aqui em Votuporanga, por exemplo, a média dos valores de combustíveis é de R$ 1,99 o litro do etanol e R$ 3,29 o litro da gasolina. Se utilizarmos a fórmula, o resultado será aproximadamente 0,60. Por isso, para os votuporanguenses é mais econômico abastecer com etanol.
Na opinião do aposentado, Aparecido Cardoso, o álcool é mais satisfatório. “Eu costumo colocar gasolina só quando está frio, porque o carro pega melhor, mas se for para eu escolher, prefiro o álcool, porque se a gente for analisar bem, fica mais em conta”.